Secretaria de Saúde discute Tuberculose na Zona Norte

Fórum contou com a participação de usuários das Unidades Básicas de Saúde, lideranças locais, voluntários de hospitais da região e pacientes em tratamento da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Saúde Região Norte, realizou em novembro, no auditório do Iprem, o I Fórum de discussão de Tuberculose sob a ótica do usuário.

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 representantes da população. Entre eles, usuários das Unidades Básicas de Saúde, lideranças locais, voluntários de hospitais da região, representantes religiosos e membros do Conselho Gestor da região norte, além de pacientes em tratamento de tuberculose.

A iniciativa para a realização desse Fórum partiu da discussão de técnicos da região, que sentiram a necessidade da inclusão do olhar do usuário nas ações de controle da Tuberculose. A dinâmica de rodas de discussão foi importante para despertar o interesse dos usuários quanto às práticas, tabus e o seu papel no controle da doença.

A tuberculose é uma doença transmissível que tem cura, o tratamento é gratuito e tem duração de seis meses. Calcula-se que no mundo, anualmente, ainda haja três milhões de óbitos por causa da doença.