Prefeitura inaugura duas unidades de saúde na Zona Sul

A UBS terá capacidade para atender até a 30 mil famílias pelo Programa Saúde da Família (PSF) e a AMA poderá atingir 100 mil pessoas.

A cidade ganhou mais duas unidades de saúde, inauguradas nesta sexta-feira (16/12) pelo prefeito de São Paulo: a Unidade Básica de Saúde (UBS) Luar do Sertão, no Capão Redondo, e a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Parque Novo Santo Amaro, no Jardim Ângela, ambos na Zona Sul.

A UBS terá capacidade para atender até a 30 mil famílias pelo Programa Saúde da Família (PSF) e a AMA poderá atingir 100 mil pessoas.

“Estamos nesta batalha pela saúde em São Paulo, é a mais difícil de todas, porque encontramos o sistema de saúde completamente deteriorado. Estamos recuperando a rede, pouco a pouco, com a colaboração dos profissionais e entidades”, afirmou o prefeito.

A UBS, a sexta entregue nesta gestão, será administrada em parceria com a Universidade Adventista de São Paulo (Unasp). Até esta inauguração, os moradores da região eram obrigados a buscar atendimento em Itapecerica por falta de postos de saúde nas proximidades.

A AMA Parque Novo Santo Amaro foi a sétima unidade entregue, e outras dez serão inauguradas ainda este ano. As AMAs funcionam como um serviço de retaguarda às UBS, desafogando os pronto-socorros dos hospitais, pois atendem aos casos de baixa complexidade médica, que constituem a maioria dos atendimentos.

Administrada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), a AMA Parque Novo Santo Amaro tem capacidade de atendimento de 300 pessoas ao dia, de segunda a sábado, das 7h às 19h. A unidade conta com dois clínicos, dois pediatras e um cirurgião, além de enfermeiros e auxiliares. “Com as AMAs e o fortalecimento do PSF vamos mudar a cara da saúde em São Paulo”, garantiu o prefeito.