Domingo registra 25% da chuva esperada para o mês

Os maiores índices de chuva neste domingo (18/12) foram registrados na subprefeituras de Itaim Paulista, com 89,4mm, Pinheiros, com 90mm e Vila Mariana, com 86,5mm.

O índice de chuva médio na Cidade de São Paulo no último domingo (18/12) atingiu 54,1mm. Este volume eqüivale a cerca de um terço do que choveu durante todo o mês de dezembro de 2004 (159,4mm) e pouco mais 25% da média histórica para o período que é de 201mm.

Os maiores índices pluviométricos de chuva foram registrados na subprefeituras de Itaim Paulista, com 89,4mm, Pinheiros, com 90mm e Vila Mariana, com 86,5mm. Vale lembrar que um milímetro de chuva é igual a um litro de água em uma área de um metro quadrado.

As chuvas deste fim de semana também foram responsáveis por 76% das quedas de árvores em São Paulo no mês de dezembro. Só no domingo a Defesa Civil registrou 31 ocorrências dessa natureza. No total, até esta segunda-feira (19), foram 46 quedas de árvore. Em média, os ventos durante uma tempestade atingem 40km/h, mas algumas rajadas de vento podem atingir velocidades superiores.

Em virtude do acumulado de chuvas nas últimas 72 horas, a Defesa Civil colocou em Estado de Atenção para deslizamento 25 das 31 subprefeituras, que são: Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus, Pirituba, Tremembé/Jaçanã, campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Ipiranga, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino matarazzo Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Penha, São Mateus, São Miguel, Vila Prudente, Butantã e Lapa.

Em regiões de morros, postes e árvores inclinados e rachaduras nas paredes ou no chão são evidências de possíveis deslizamentos, se observar qualquer um desses indícios comunique a Defesa Civil 199.

No caso de queda de árvore ligue para a Defesa Civil (199), se houver vítimas chame o Corpo de Bombeiros (193) e se a árvore atingir a rede elétrica acione a AES Eletropaulo (0800-196196).