Prefeitura inaugura outra escola de alvenaria e Centro de Cidadania da Mulher em Parelheiros

Centro vai orientar mulheres na busca de emprego e renda, e nova EMEI atenderá 840 alunos, num total de 120 a mais do que a escola de lata anterior.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (19/12), em Parelheiros, o Centro da Cidadania da Mulher e a EMEI Luiz Gonzaga do Nascimento. Esta é a 17ª escola de lata substituída por alvenaria nesta gestão, das 52 existentes no município.

O Centro de Cidadania da Mulher foi construído em parceria com a União Européia, com investimentos de R$ 215,5 mil, e vai integrar políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e habitação.

Conforme destacou o prefeito, o centro vai orientar as mulheres na busca de trabalho e geração de renda e também atender as que sofrem com violência doméstica. O centro terá capacidade de atender cerca de 400 mulheres de Parelheiros e Marsilac.

Até maio de 2006, o município vai ganhar mais cinco Centros de Cidadania da Mulher, nas regiões de Perus, Itaquera, Capela do Socorro, Campo Limpo e Santo Amaro.

EMEI

Já a nova EMEI Luiz Gonzaga do Nascimento possui instalações melhores que a escola de lata anterior, aumentou a capacidade de vagas de 720 para 840 alunos e foi construída com economia de 15% no custo do metro quadrado em relação ao preço praticado pela gestão anterior.

O percentual médio de economia na substituição das escolas de lata é de 25%. Segundo frisou o secretário de Educação, até fevereiro todas as crianças da rede municipal estarão estudando em escolas de alvenaria.

O prefeito foi recebido com festa pela comunidade em ambos os eventos e comentou a importância das novas instalações. “Renegociamos os preços das escolas e conseguimos reduzi-los bastante. Com isso, temos dinheiro para fazer mais e para fazer coisas complementares importantes. E o Centro de Cidadania da Mulher é uma coisa nova e vai ensinar trabalho para as mulheres, para gerar renda, para tratar do problema da violência doméstica e também para orientação sobre planejamento familiar e um conjunto de coisas. É uma iniciativa pioneira”, disse.

Participaram dos eventos o vice-prefeito, os secretários de Educação e de Participação e Parceria e o subprefeito de Parelheiros.