Prefeitura inaugura Centro de Apoio ao Trabalho em Santana

CAT Santana também presta atendimento especial a portadores de deficiência e fornece cursos de capacitação.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (20/12) o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) de Santana, na Zona Norte. “No CAT, as pessoas podem procurar emprego, fazendo seu cadastro. As empresas que precisam (de trabalhadores) vão também ao CAT. E procuramos fazer esse encontro e agilizar a obtenção de empregos”, disse o prefeito.

Essa é a quarta unidade criada neste ano. O primeiro CAT foi inaugurado no bairro de Interlagos, Zona Sul, em junho deste ano. Em julho foi a vez do posto no bairro de Itaquera, Zona Leste, e ontem (19/12) o prefeito inaugurou o CAT da Lapa, Zona Oeste.

O CAT de Santana possui três pavimentos, recebeu investimentos de R$ 700 mil e tem sala reservada especialmente para atendimento a portadores de deficiência.

Segundo dados da Secretaria de Especial de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, mil pessoas com mobilidade reduzida já se cadastraram nos Centros de Apoio ao Trabalho. Além de intermediar a mão-de-obra às empresas, os centros também pagam o seguro-desemprego.

Depois da solenidade de inauguração, o prefeito visitou as salas de capacitação de jovens, dentro do programa “Capacita Sampa”, que atualmente prepara mais de sete mil jovens para o mercado de trabalho, em quatro unidades distribuídas pela capital, com aulas de Informática, Matemática e Português. Eles também recebem bolsas de R$ 200,00 para estudar.

“O CAT é uma porta de entrada para o sistema de capacitação e treinamento profissional e também para o sistema de microcrédito. Neste ano nós aceleramos muito o programa. Já demos mais de 11 mil microcréditos, o equivalente à metade daquilo que foi dado em quatro anos anteriores”, ressaltou o prefeito.