Defesa Civil oferece dicas para evitar acidentes com raios

Com a chegada do verão aumentam as chuvas e as tempestades de raios e trovões.

No verão em São Paulo tempestades acontecem com grande freqüência. Esse fenômeno climático é caracterizado por trovões seguidos de raios, que podem até matar. As chances de um raio acertar uma pessoa são muito pequenas, (algo em torno de uma em um milhão).

Mesmo com a baixa probabilidade, estima-se que aproximadamente 100 pessoas morrem por ano atingidas por raios no Brasil.

Para que ninguém seja atingido, a Defesa Civil da cidade de São Paulo oferece algumas dicas para os cidadãos:

Evite ficar em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas, tendas, barracas ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas.

Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica. Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas ou de energia elétrica.

Alguns lugares são extremamente perigosos durante uma tempestade, por isso, não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos. Não fique no alto de morros ou no topo de prédios.

Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos e trilhos e nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.

Dentro de casa, não use telefone (o sem fio pode ser usado), não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas e não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

Cerca de 30% das vítimas atingidas por um raio morrem, a maioria por parada cardíaca ou respiratória. Os sobreviventes ficam com seqüelas, que vão desde a diminuição ou perda de memória, passando pela diminuição da capacidade de concentração e até distúrbio do sono.