Acordo entre subprefeituras começa a render frutos

Programa de intercâmbio entre as subprefeituras de Parelheiros e Pinheiros promoveu o encontro de 160 crianças das duas regiões no CEU Butantã.

Este mês, 160 crianças da EMEFs Ulysses Guimarães, de Parelheiros e Olavo Pezzotti, de Pinheiros, participaram de um encontro no CEU Butantã. O evento faz parte do Programa de intercâmbio subprefeituras irmãs, assinado em setembro desse ano por essas duas subprefeituras.

O programa tem como objetivo desenvolver a cooperação de pessoal e recursos entre as subprefeituras envolvidas, além de estimular a visitação, pesquisas e intercâmbio cultural entre as regiões.

Extremos

O projeto foi formulado a partir de uma pesquisa de Índice Econômico de Qualidade de Vida (IEQV), realizada por professores de Economia do Mackenzie, onde Pinheiros ficou em primeiro lugar e Parelheiros na última colocação.

Após a divulgação dos resultados, os subprefeitos se reuniram para discutir propostas e idéias, e decidiram formular o programa de intercâmbio. Com a assinatura do termo de cooperação, as equipes trocaram informações e experiências sobre cada área.

Crianças em intercâmbio

A idéia de realizar um encontro entre alunos de Escolas Municipais de Pinheiros e Parelheiros surgiu da Coordenadoria de Educação Butantã/Pinheiros durante uma reunião da Diretoria de Projetos Pedagógicos.

A coordenadoria já havia iniciado o projeto Pax Mundi, um trabalho que estimula a troca de correspondência entre os jovens do Brasil e outros lugares do mundo, como Itália e África. O objetivo destes encontros é fazer com que as crianças conheçam as regiões e se conscientizem da importância de cada uma delas.

Desde outubro, as crianças das duas regiões começaram o contato entre si. Por meio de cartas, apresentavam-se e contavam um pouco sobre suas preferências e suas vidas. Na opinião do subprefeito de Pinheiros, ''a troca de cartas é um passo importante para a fraternidade, e a redescoberta de um sistema de comunicação muito pessoal e emotivo''.

Além de interagir e se conhecerem, as crianças participaram de diversas atividades e puderam assistir a apresentação do espetáculo ''O Quebra Nozes'', de Tchaikovsky, preparado pela Companhia Ballet Nacional do Brasil (BNB).

Para fevereiro do ano que vem, após as férias, está prevista uma visita dos alunos de Pinheiros a Parelheiros, com um roteiro que inclui lugares bem distintos: o Solo Sagrado (Templo da Igreja Messiânica), aldeias indígenas e o Mirante da Cratera, local atingido por um meteorito há 35 milhões de anos e que hoje é habitado por 40 mil pessoas.