Prefeitura inaugura 8ª e 9ª AMAs da gestão

As AMAs funcionam como intermediárias entre os postos de saúde e os prontos-socorros.

A Prefeitura de São Paulo deu mais um passo rumo à melhoria do atendimento à saúde na capital, com a inauguração de duas unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs): a Jardim da Conquista III, em São Mateus, e a Chácara Cruzeiro do Sul, na Penha, ambas na Zona Leste.

“As AMAs estão apresentando um ótimo desempenho nos locais onde foram instaladas. A primeira AMA foi inaugurada em abril, no Jardim Ângela, e atende a 12 mil pessoas por mês de maneira rápida e eficiente”, afirmou o prefeito.

As AMAs funcionam como intermediárias entre os postos de saúde e os prontos-socorros. “A pessoa que não está conseguindo marcar consulta no hospital procura a AMA e é atendida na hora. Esta é a grande vantagem desse modelo de atendimento”, disse a secretária de Saúde do Município.

A AMA do Jardim da Conquista terá capacidade para 300 atendimentos por dia, e será administrada pela Casa de Saúde Santa Marcelina, com recursos da Prefeitura. O espaço também abrigará, em breve, quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF), com possibilidade de atender a 4 mil famílias.

O prefeito destacou as demais obras realizadas na região da Subprefeitura de São Mateus. “São 97 obras. Obras pequenas, como pavimentação, reforma de escolas, de UBS, mas cada uma delas é tremendamente importante para as pessoas que as recebem”.

A AMA Chácara Cruzeiro do Sul, também entregue hoje, é a 9a AMA entregue pela atual gestão, e tem capacidade para cerca de 250 atendimentos diários, o que significa uma média mensal de 7,5 mil pacientes.

O prefeito conheceu as instalações da unidade, que terá quatro consultórios, três salas de medicação, sala de curativo e de emergência, e uma equipe composta por 12 pediatras, 12 clínicos, 8 auxiliares de enfermagem e 3 enfermeiras. Cada AMA custou R$ 1,2 milhão, incluindo as unidades de PSF.