AMAs inauguradas hoje atenderão a cerca de 900 pessoas por dia

As unidades de Assistência Médica Ambulatoriais atendem a casos de baixa complexidade que as UBS não têm condições de atender, mas que também não precisam ser encaminhados a hospitais. Agora, na Zona Sul, serão cerca de 22 mil atendimentos por mês.

O prefeito de São Paulo viveu seu dia de médico nesta quarta-feira (28/12). Vestindo um jaleco branco com seu nome bordado, presente do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), ele vistoriou a última das três unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) entregues hoje à população, a AMA Dr. Geraldo da Silva Ferreira, no Jabaquara, Zona Sul.

O prefeito ganhou o jaleco na AMA Jardim São Luís, a primeira inaugurada hoje, onde falou sobe o novo modelo de saúde implantado pela prefeitura. “As AMAs oferecem um atendimento que pode ser de emergência, com sala de observação e outras instalações. É uma mistura entre pronto-socorro e posto de saúde, que vai melhorar muito o nível médio de atendimento na cidade de São Paulo”, explicou.

Serviço complementar

As AMAs atendem a casos de baixa complexidade médica, que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não têm condições de atender, mas que também não precisam ser encaminhados a hospitais. Elas funcionam como serviço complementar de atendimento à saúde, dando apoio aos postos.

As três unidades juntas vão atender a cerca de 900 pessoas por dia, o que significa mais de 22 mil atendimentos por mês. Na AMA Jardim São Luís, o prefeito foi recepcionado por um coral local formado por agentes comunitários de saúde, enfermeiras, um médico e uma psicóloga, que cantaram a música “Nunca deixe de sonhar”, do grupo Rouge. Em seguida, o clínico geral Luciano Pontarolli fez uma apresentação ao violino tocando a música “Primavera”, de Vivaldi.

A AMA Jardim São Luís, que vai funcionar de segunda a sábado, das 7h às 19h, possui em seu quadro de funcionários três clínicos, dois pediatras, dois enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem, um técnico de enfermagem, um técnico de radiologia e quatro auxiliares técnicos administrativos, entre outros.

As unidades

A seguir, o prefeito seguiu para a AMA Jardim Capela, que dará apoio às UBSs Parque do Lago, Aracati, Vera Cruz, Horizonte Azul, Vila Calú e Capela, que, em conjunto, atendem a uma população de 87.994 pessoas. A AMA Jardim Capela também atende os casos agudos, inclusive aos sábados e feriados, e os casos de emergência, que exigem remoção para o Hospital do Campo Limpo.

A unidade presta ainda serviços de curativo, sutura, inalação e administração de medicamento. Conta com exames de Raio-X, eletrocardiograma e laboratoriais. Os casos de maior gravidade deverão ser encaminhados diretamente aos prontos-socorros e hospitais da rede pública.

As AMAs Jardim São Luís e Jardim Capela são resultado de uma parceria da Prefeitura com o Cejam, que participou das reformas das unidades, da aquisição e manutenção dos equipamentos, entre outras atividades.

Melhorias

O prefeito comentou sobre os benefícios das novas unidades e das melhorias que estão sendo feitas no sistema de saúde na região do M´Boi Mirim. “A situação da saúde no município vai melhorar muito. Estamos reformando o Hospital do Campo Limpo, construindo o Hospital do M´Boi Mirim, trabalhando para melhorar o atendimento à saúde, que é uma reivindicação justa da nossa população. Quero que o pessoal continue controlando e apontando, no caso de haver problemas no futuro, porque assim é que a gente vai melhorando e aperfeiçoando o sistema de saúde”, disse.

A secretária de Saúde comentou a parceria com o Cejam. “Precisamos ter parceiros dessa qualidade e preservá-los. O mais importante foi a associação da reforma física das AMAs com com a qualidade do atendimento e dos profissionais responsáveis", disse a secretária.

Na 12a AMA inaugurada este ano, a AMA Geraldo da Silva Ferreira, o parceiro é a Fundação Zerbini. A unidade funciona anexa a UBS e conta com clínicos, ginecologistas e pediatras. Esta AMA prestará serviços de retaguarda a cinco postos de saúde da região do Jabaquara, tendo como referência o Hospital Dr. Arthur Ribeiro de Saboya.