Professora da USP mostra projeto de transparência com mapas à CGM

Gisele Craveiro apresenta o site de monitoramento desenvolvido pelo grupo de pesquisa chamado “Cuidando do meu bairro”

A professora da USP (Universidade de São Paulo) Gisele Craveiro apresentou, nesta terça-feira (19/2), à Controladoria Geral do Município de São Paulo a ferramenta criada pelo GPOPAI (Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação): Cuidando do meu bairro”“, um site em que qualquer cidadão pode visualizar os gastos públicos da municipalidade na região onde deseja. A iniciativa é uma forma de estimular e promover o engajamento da população para o acompanhamento e um controle da coisa pública.

“Cuidando do meu bairro” é uma ferramenta didática e fácil de manusear com mapas, gráficos e lista de serviços, obras e despesas, entre outros, além das planilhas divididas por órgãos e por ano. A proposta é que as pessoas conheçam melhor a ação da Prefeitura em seus bairros, segundo a professora Gisele.

O GPOPAI está sediado na USP e tem como escopo a investigação dos efeitos das novas tecnologias para a produção, distribuição e consumo de bens culturais e educacionais. Também investiga temas relacionados à propriedade intelectual, com ênfase nos seus impactos sobre o acesso à informação, à cultura e ao conhecimento.

A Controladoria Geral do Município analisa o projeto para viabilizar sua utilização como ferramenta de fomento para o controle social e para transparência das ações da Prefeitura de São Paulo.