Controladoria de SP é estudo de caso em evento de prefeitos

Secretário Especial da Controladoria Geral do Município, Mário Spinelli, foi convidado a proferir palestra na Arena de Diálogos “Os riscos judiciais de ser prefeito”

A criação da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM) para o controle e aprimoramento da gestão foi abordada como case no II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais, realizada em Brasília, nesta quarta-feira (24/4).

O Secretário Especial da CGM, Mário Spinelli, apresentou a pasta inovadora na cidade que possui o sexto maior orçamento do país, montante em torno de R$ 42 bilhões em 2013. O órgão tem o objetivo de prevenir e combater a corrupção, de aplicar a correição, de ouvir o cidadão e de promover a transparência na gestão da administração pública municipal.

“Esse órgão vai examinar a conduta dos administradores públicos e ajudar o prefeito Fernando Haddad a tomar decisões”, disse Spinelli durante sua explanação. “Ao mesmo tempo, vai prestar assessoria aos administradores”.

Participaram desta Arena de Diálogos o jurista Luís Moreira, doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Eduardo Cury, ex-prefeito de São José dos Campos (SP); Carlos Higino Ribeiro de Alencar, secretário executivo da Controladoria-Geral da União (CGU). Os convidados debatedores foram Marcellus Ferreira Pinto, Advogado Conselheiro do Espírito Santo Sustentável e Ivo Bucaresky, secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

O evento termina nesta sexta-feira (26/4) e tem a organização da Frente Nacional de Prefeitos, entidade criada há 24 anos e composta por 250 municípios filiados.

Saiba mais sobre o evento no site da FNP.