CGM participará de Congresso Brasileiro de Ouvidores

Evento acontece entre os dias 11 e 13 deste mês, em Recife (PE)

Entre os dias 11 e 13 de novembro, será realizado o XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman, evento que deverá reunir centenas de profissionais na cidade de Recife, em Pernambuco. Para representar a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM), estará presente no encontro a ouvidora geral Maria Lumena Sampaio, que participará no dia 12 como relatora do Painel 1, abordando os temas: Gestão de Informação, Sistemas e Controles Gerenciais. 

Realizado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), da qual Lumena é diretora-secretária em âmbito nacional, o Congresso deste ano traz como tema central “Ouvidorias em Rede: Uma Nova Era de Integração e Soluções ao Cidadão”. De acordo com a organização do encontro, ao longo dos três dias, serão discutidos tendências e regulamentações para as Ouvidorias, seu estágio no Brasil e sua integração através de sistemas tecnológicos, além de suas peculiaridades.

Também devem fazer parte dos debates o Código Brasileiro de Ocupação, os modelos de Ouvidoria Pública, com fundamento no sistema adotado pela Controladoria Geral da União e das Ouvidorias com regulação federal.

Tradicionalmente, a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman reúne todos os anos seus associados e não associados, além de profissionais da área, em um congresso que apresenta tendências e aperfeiçoamento do instituto Ouvidoria. Ainda segundo a ABO, ao fim do evento, será proposta a "carta de Pernambuco, rumo à sistematização das Ouvidorias no Brasil e seu marco regulamentaro". Tambéms erá realizada uma Assembléia Geral Ordinária para eleição da nova Diretoria biênio 2013 / 2015.

FNOU
Logo após o XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman, será promovido em Recife, entre os dias 13 e 15 de novembro, o XIII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), cujo principal objetivo é a divulgação do instituto da Ouvidoria, oferecendo informações e apoio às instituições universitárias que demonstram interesse em instalar suas próprias Ouvidorias.

O evento será realizado em parceria com a Universidade de Pernambuco - UPE e contará com o apoio da OMD - Soluções para Ouvidorias. Entre os temas a ser debatidos no encontro do FNOU estão o papel da Ouvidoria como instrumento de gestão, a mediação de conflitos,as questões concernentes ao assédio moral e o Sistema Federal de Ouvidorias.

Visita técnica
A OGM de São Paulo recebeu, no dia 31 de outubro, a visita técnica da ouvidora Andreia Peres, da rede de lojas PET Center Marginal, que dispõe de 25 unidades na capital paulista e está em fase de expansão. Além da troca de experiência e pontos comuns entre ouvidoria privada e pública, tais como o compromisso com o atendimento – evitar descontinuidade, entender a diversidade do cidadão, acessibilidade, entre outros – Andreia conheceu a equipe de atendimento e recebeu esclarecimentos sobre a gestão e sistema operacional que organiza o registro de manifestações.