CGM participa de Congresso Brasileiro de Ouvidores

Evento aconteceu entre os dias 11 e 13 deste mês em Recife

Centenas de profissionais de Ouvidoria se reuniram na cidade de Recife, em Pernambuco, para participar do XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores, que aconteceu entre os dias 11 e 13 deste mês. Representando a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM), esteve presente no encontro a Ouvidora Geral Maria Lumena Sampaio, que participou no dia 12 como relatora do Painel 1, abordando os temas: Gestão de Informação, Sistemas e Controles Gerenciais. Sua tarefa foi mediar a apresentação sobre o tema por uma ouvidoria pública (Ouvidoria Municipal de Salvador) e uma ouvidoria privada (Qualicorp), instigar os participantes a uma reflexão e construção das respostas de um questionário estruturado pela coordenação do evento.

Destacam-se entre os quesitos apresentados a melhor forma e apresentação de relatórios da Ouvidoria, quando foram debatidos a peridiocidade (a maioria é trimestral e anual); o público-alvo (maioria direciona para o público interno); a forma de divulgação (Internet, Diário Oficial); o formato (planilha, consolidado) e compartilhamento (download). O resultado geral estará disponível a partir de 25 de novembro no site da ABO Nacional.

Realizado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), da qual Lumena é diretora-secretária em âmbito nacional, o Congresso deste ano trouxe como tema central “Ouvidorias em Rede: Uma Nova Era de Integração e Soluções ao Cidadão”. De acordo com a organização do encontro, ao longo dos três dias, foram discutidos tendências e regulamentações para as Ouvidorias, seu estágio no Brasil e sua integração através de sistemas tecnológicos, além de suas peculiaridades.

Também fizeram parte dos debates o Código Brasileiro de Ocupação e os modelos de Ouvidoria Pública, com fundamento no sistema adotado pela Controladoria Geral da União e das Ouvidorias com regulação federal.

Tradicionalmente, a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman reúne todos os anos seus associados e não associados, além de profissionais da área, em um congresso que apresenta tendências e aperfeiçoamento do instituto Ouvidoria. Ao fim do evento, foi proposta a "carta de Pernambuco, rumo à sistematização das Ouvidorias no Brasil e seu marco regulamentaro". Também foi realizada uma Assembléia Geral Ordinária para eleição da nova Diretoria biênio 2013 / 2015.

FNOU
Logo após o XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman, foi promovido em Recife, entre os dias 13 e 15 de novembro, o XIII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), cujo principal objetivo era a divulgação do instituto da Ouvidoria, oferecendo informações e apoio às instituições universitárias que demonstram interesse em instalar suas próprias Ouvidorias.

O evento foi realizado em parceria com a Universidade de Pernambuco - UPE e contou com o apoio da OMD - Soluções para Ouvidorias. Entre os temas debatidos no encontro do FNOU estiveram o papel da Ouvidoria como instrumento de gestão, a mediação de conflitos,as questões concernentes ao assédio moral e o Sistema Federal de Ouvidorias.