CGM participa da Semana de Transparência na Escola do Parlamento

Evento reúne representantes da Sociedade Civil e dos Poderes Públicos Municipal e Federal

Com o intuito de fomentar maior controle social do orçamento público, por meio da disponibilização de dados orçamentários, a Escola do Parlamento, em parceria com o Instituto Ethos e a Rede pela Transparência e Participação Social (RETEPS), está promovendo, até o dia 29 de novembro, a Semana de Transparência. O tema do primeiro dia de Seminário, iniciado nessa segunda-feira (25), foi “A Importância da Transparência Orçamentária e Seus Impactos”.

Para falar sobre o Portal da Transparência da Prefeitura, foi convidada a diretora de Fomento ao Controle Social, da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), Fernanda Campagnucci, que apresentou a estrutura da Controladoria Geral do Município (CGM), da qual a COPI faz parte, e os planos e ações da pasta para melhorar a disposição das informações na Internet, por meio de dados abertos e com linguagem cidadã.

Fernanda também ressaltou as ações da COPI para promover a participação da sociedade civil nos processos de criação do Conselho de Municipal de Transparência e Controle Social, a São Paulo Aberta, no qual participaram hackers de diferentes especialidades, com o objetivo de colher propostas de aplicativos e sugestões que levassem a criação de melhorias nos dispositivos digitais dispostos atualmente no site da prefeitura e a necessidade do uso de software livre em toda a sua plataforma digital.

O painel foi mediado pelo diretor acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Carlos Alexandre Nascimento, que abriu o evento com a palestra “Transparência Orçamentária e seus impactos políticos, sociais e econômicos”.

Também participou da mesa a analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Leodelma de Marilac Félix, que externou toda a estrutura do Portal de Transparência do Governo Federal, seus avanços enquanto expositor de dados públicos e as propostas de melhorias para 2014.

A coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), Mariana Neubern de Souza Almeida, compartilhou sua experiência durante o período de elaboração da versão participativa do Programa de Metas da Cidade de SP (2013-2016), e a criação do hotsite PlanejaSampa, cujo principal objetivo é estabelecer a transparência e a participação social nas ações da cidade. Confira na íntegra a programação do evento.