Controladoria apresenta metodologia do Café Hacker no maior encontro mundial sobre dados abertos

Evento, realizado em Berlim, contou com a participação de mais de mil pessoas de 60 países

  

O diretor de transparência ativa da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), Gabriel Ponzetto, representou a Controladoria Geral do Município (CGM-SP) no OKFestival 2014, organizado pela Open Knowledge Foundation. Realizado em Berlim entre os dias 15 e 17 de julho, o evento, considerado o maior encontro mundial sobre dados abertos, recebeu mais de mil participantes de 60 países.

No painel “Cidades Transparentes: criando um quadro compartilhado para governos municipais usarem informação e tecnologia para se tornarem mais abertos, transparentes e participativos”, Ponzatto apresentou a metodologia utilizada no Café Hacker. Criado em 2013 pela CGM-SP, o Café Hacker promove encontros entre representantes de órgãos da administração municipal, profissionais de comunicação – jornalistas, programadores, pesquisadores – e cidadãos em geral para discutir formas de ampliar o acesso às informações de interesse público.

Ponzetto também apresentou outras iniciativas da CGM-SP para ampliar a transparência e a participação social, como a série de oficinas sobre Lei de Acesso à Informação promovida pela Controladoria e a ferramenta de Consulta Pública utilizada para a criação do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social e para a elaboração da Minuta do Código de Conduta Funcional dos Servidores Públicos do município de São Paulo. 

Veja também: 

>>>Prefeitura de SP lidera avaliação sobre acesso à informação realizada pela FGV
>>>Prefeitura cria o Comitê Intersecretarial de Participação Social
>>>PMSP regulamenta lei que responsabiliza empresas por atos de corrupção
>>>Servidores envolvidos no desvio de recursos do ISS são demitidos
>>>Prefeitura investe na profissionalização para aumentar a eficiência da gestão 
>>>Controladoria divulga balanço do seu 1º ano de atuação