Ouvidoria Geral do Município promoveu em 2014 eventos e encontros para disseminar procedimentos que visam a melhoria no atendimento ao munícipe

Em 2014, a Ouvidoria participou de ações estratégicas na Copa do Mundo e estabeleceu o Manual de Procedimentos que aprimora a interface com os cidadãos

A Ouvidoria Geral do Município realizou diversas atividades ao longo de 2014 com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos da Prefeitura de São Paulo e de outros órgãos públicos, além de auxiliar no combate à corrupção por meio do recebimento de denúncias.

Nos preparativos da Copa do Mundo, o Fórum das Ouvidorias, que reúne órgãos do Município e do Estado de São Paulo, se organizou para elaborar ações estratégicas de atendimento durante os dias de jogo na cidade. Foi disponibilizado no site da Ouvidoria Geral do Município um formulário para avaliação da qualidade dos serviços públicos prestados na capital. Ao final do evento esportivo, os participantes do Fórum constataram que de modo geral munícipes e turistas ficaram satisfeitos com os serviços prestados.

Em agosto de 2014, a Controladoria Geral do Município (CGM-SP) elaborou um novo manual de procedimentos para a Ouvidoria Geral do Município que visa o aprimoramento dos processos de encaminhamento das demandas dos munícipes e da interface da Ouvidoria com os órgãos e entidades da Administração. O novo manual (leia a íntegra) foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 9 de agosto (Portaria Nº33/2014/CGM).

Durante o segundo semestre de 2014, a ouvidora geral do Município Maria Lumena Balaben Sampaio apresentou o Manual para os pontos focais, que deverão receber as demandas da ouvidoria; em visitas às subprefeituras de Sapopemba, Vila Prudente e Itaquera; na 8ª reunião do Fórum das Ouvidorias de São Paulo; e em visitas técnicas de órgãos interessados nos novos procedimentos. O objetivo dos encontros é disseminar as novas práticas do Manual entre aqueles envolvidos no fluxo de trabalho da Ouvidoria, para que tenham um conhecimento melhor dos procedimentos e possam assim contribuir para um retorno dentro do prazo e eficiente ao munícipe. Além disso, as reuniões visam disseminar as práticas para outras ouvidorias da administração pública para auxiliar nas elaborações dos procedimentos internos.

Além das apresentações, a ouvidora geral do Município realizou uma palestra sobre prevenção de conflito para os servidores do município de Praia Grande, se reuniu com ouvidorias da região metropolitana de São Paulo e do Estado de São Paulo e participou do XVII Congresso Brasileiro de Ouvidores em Florianópolis. 

Saiba mais sobre a Ouvidoria Geral do Município

A Ouvidoria é um órgão da Controladoria Geral do Município. Atua para contribuir com o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e os órgãos municipais. Deve ser acionada (saiba como) quando o munícipe não obtiver resposta ou solução satisfatória, sentir-se mal-atendido ou desejar fazer uma denúncia contra servidores ou órgãos municipais.