“Conflitos de interesse e o Código de Conduta Funcional” é tema do novo curso oferecido pela Controladoria

Na manhã dessa quinta-feira (30/06), a Controladoria Geral do Município, com o apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo, reuniu servidores de diversas áreas da Prefeitura a fim de discutir os princípios do Código de Conduta Funcional dos Agentes Públicos e da Alta Administração Municipal (CCF), instituído pelo Decreto Nº 56.130/2015.

A capacitação, realizada no Laboratório de Mobilidade Urbana (MobiLab), foi ministrada por Luciana Tuszel e Camille Moura, ambas da Coordenadoria de Promoção da Integridade da CGM.

Além de apresentar o CCF, o objetivo do curso era relacioná-lo ao combate à orrupção, proporcionar um primeiro contato com o tema da ética e sua importância na execução de funções públicas, assim como orientar os servidores para identificar e gerenciar casos de conflito de interesses no âmbito da Prefeitura.

Como parte da metodologia, os alunos foram divididos em grupos para a análise de casos distintos, com situações concretas sobre a conduta funcional no dia a dia da administração. Entre os exemplos estavam o recebimento de brindes, indeferir um pedido de informação sem justificativa plausível e compartilhar informações sigilosas. Ao final, os alunos tinham que identificar os problemas, levantar soluções e as possíveis consequências das situações apresentadas.

No encontro dessa quinta-feira, a Controladoria recebeu quase 200 inscrições. Como o curso é restrito até, no máximo, 40 pessoas, a ideia é que ocorra uma nova capacitação já nos próximos dias. Vale ressaltar que a primeira edição foi exclusiva aos funcionários da CGM. Mas, a partir da parceria com a EMASP, foi possível ampliar a capacitação ao restante do efetivo da Prefeitura.

Imagens

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

Foto 01

Foto 02

Foto 03