CGM-SP forma mais uma turma de servidores no curso de Ética

Na manhã dessa terça-feira (18/10), a Controladoria Geral do Município, em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), promoveu a 4ª edição do curso: “Código de Conduta Funcional e a ética no exercício da função pública”.

Realizada no Laboratório de Mobilidade Urbana (MobiLab), a capacitação reuniu cerca de trinta servidores de diversas áreas da Prefeitura, como Transportes, Saúde, Segurança Urbana, Educação e Subprefeituras.

Instituído pelo Decreto Nº 56.130/2015, o Código de Conduta Funcional dos Agentes Públicos e da Alta Administração Municipal (CCF) reúne um conjunto de normas, princípios e padrões, que buscam orientar o comportamento dos servidores, para que eles exerçam suas funções de forma ética e que contribuam plenamente para a oferta de serviços públicos de qualidade.

De acordo com Janaína Gomes, Diretora de Promoção da Ética da CGM-SP e uma das professoras do curso, além de discutir o conteúdo do CCF, a ideia da oficina é relacioná-la à promoção de um ambiente íntegro e estabelecer um ambiente de trocas entre os servidores. “Queremos discutir sobre situações reais que podem acontecer no trabalho dos servidores e como eles podem agir diante desses casos, apropriando os funcionários do debate sobre uma conduta ética e transparente entre colegas e para com os munícipes”.

Assim como nas edições anteriores, os alunos foram divididos em grupos para a análise de determinadas situações sobre a conduta funcional no dia a dia, todas retiradas de exemplos vivenciados pelos servidores, coletadas em entrevistas ou oficinas anteriores. Entre os exemplos estavam o recebimento de brindes, a realização de atividades paralelas incompatíveis com a função pública exercida, a utilização de informações privilegiadas para beneficiar ou influenciar interesses privados, desafios do atendimento ao público e casos de assédio moral no ambiente de trabalho. Ao final, os participantes identificaram os problemas, levantaram soluções e as possíveis consequências das experiências apresentadas.

O curso é aberto a todos os servidores da PMSP. Para se inscrever, basta acompanhar o calendário da EMASP e ficar atento à abertura das turmas e aos prazos de inscrição.

IMAGENS

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

Foto 1 

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7