“Agentes Formadores de Governo Aberto” entrará na sua segunda fase com 86 projetos inscritos

 Numa iniciativa da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM) e Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) o Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” teve 86 projetos inscritos. As atividades nas oficinas descentralizadas nas 32 Prefeituras Regionais começarão no mês de setembro.

Após as inscrições dos projetos, a segunda etapa do Programa será a seleção das oficinas e o credenciamento dos agentes. Todos os projetos serão enviados para um Comitê de Seleção formado por profissionais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Controladoria Geral do Município (CGM), Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Secretaria do Governo Municipal (SGM), Secretaria Municipal de Gestão (SMG), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Para que o projeto seja selecionado, ele precisa estar dentro das categorias propostas pelo Programa. Além disso, todos os agentes selecionados serão entrevistados pelo São Paulo Aberta. A entrevista será para adequar o plano de trabalho e dar início ao processo de contratação.

Dentre as categorias oferecidas pelo Programa, Gestão Participativa e Inclusiva e Mapeamento (categoria 2) teve o maior número de inscritos, com 36 projetos, seguido por Cultura Digital, Mídias Alternativas e Colaborativas (categoria 4), com 24 projetos. Transparência, Abertura, Reutilização de Informações Públicas e Dados Abertos ( categoria 1) teve 21 inscritos. Inovação, Tecnologia Aberta e Inclusão Digital (categoria 3) recebeu 5 projetos.

O Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” ofereceu 26 bolsas para agentes formadores, com valores que chegam a R$ 1.500,00 mensais. Também foram oferecidas 4 bolsas para intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, mas nenhuma inscrição foi concluída. O programa tem o objetivo de descentralizar as oficinas para que elas estejam realmente presente nas 32 prefeituras regionais, transformando os agentes em pontos focais, proporcionando, desta maneira, uma ponte entre a prefeitura e a população na temática de Governo Aberto.

No total, os 26 agentes desenvolverão 1.040 horas de atividades, entre planejamento e execução das oficinas. Ainda dentro do cronograma de ações do Programa Agentes Formadores de Governo Aberto, no dia 20/09 ocorrerá o 1º encontro formativo. Durante este ciclo do Programa, os Agentes participarão de quatro encontros em diversas temáticas da área de Governo Aberto. As oficinas serão realizadas entre setembro e dezembro de 2018.

Governo Aberto


O Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” chega a sua terceira edição. Seu objetivo é realizar formação e certificação gratuita à população nas áreas de abrangência das 32 Prefeituras Regionais, nos eixos de Governo Aberto: Transparência, Inovação, Participação Social e Integridade (Accountability), descentralizando a pauta ao mesmo tempo em que instrumentaliza a sociedade para fazer o controle social.

O Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” já capacitou 20.383 cidadãos e cidadãs, sendo premiado no Fórum de Inovação Social no Setor Público e reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

As formações tem caráter teórico e prático, e são ministradas pelos Agentes de Governo Aberto, ou seja, pessoas físicas cujos projetos credenciados foram selecionados, por meio do Edital de Credenciamento do programa, recebendo para tal, uma bolsa como apoio financeiro.