Agentes Formadores de Governo Aberto participam de Encontro Formativo

Os 26 agentes contratados para realizar atividades práticas com a comunidade em todas as regiões do município dentro do Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” participaram nesta quinta-feira (13/09) do Encontro Formativo previsto no Edital de Credenciamento. A iniciativa é uma parceria da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) e da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

O encontro, realizado na Prefeitura de São Paulo, teve a presença do Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro e do Secretário Municipal de Relações internacionais, Embaixador Affonso Massot. Também teve a participação da Secretária Adjunta Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz e da Coordenadora de Supervisão para Assuntos de Governo Aberto, Patrícia Marques.

Na abertura do Encontro Formativo, o Controlador Gustavo Ungaro, deu boas vindas aos 26 agentes formadores de Governo Aberto, que passaram por um processo seletivo com propostas para o fortalecimento da cidadania e o enraizamento da democracia. Ungaro também ressaltou a relevância da iniciativa para o controle da gestão pública. “A lógica de Governo Aberto traz hoje algo de muito valor para a sociedade global e, para a brasileira de um modo especial. Tenho certeza que São Paulo é a cidade mais brasileira do País e essa ação vai se colocar como referência para outros municípios. Faremos o possível para que as atividades possam ser oportunidades de mobilização das estruturas públicas e incentivaremos a sociedade a participar desta grande jornada”.

O Secretário Municipal de Relações Internacionais, Embaixador Affonso Massot, pontuou a importância dos agentes de Governo Aberto. Eles serão o elo entre a prefeitura e a população, transmitindo a mensagem da cidadania. Massot reafirmou a importância da transparência na administração pública e o combate à corrupção e lembrou que o Programa Agentes Formadores de Governo Aberto faz parte do projeto do Open Government Partnership (OGP), a Parceria para Governo Aberto. “São Paulo está na vanguarda no combate à corrupção e o melhor combate é uma ação que vai de encontro com a cidadania. Os agentes formadores são o elo para a consolidação deste trabalho”.

A Coordenadora de Supervisão para Assuntos de Governo Aberto, Patrícia Marques, relembrou as primeiras etapas do Programa Agentes Formadores de Governo Aberto, com a inscrição de 85 projetos e reforçou que as ações são intersecretariais, com a participação de servidores da SMRI e da CGM/SP. A primeira parte do Encontro Formativo contou também com a palestra da Secretária Adjunta da Defesa da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, que falou sobre como tornar as oficinas do Programa Agentes Formadores de Governo Abertos, mais acessíveis aos diferentes públicos.

Agentes de Governo Aberto

Nesta terceira edição do Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” foram oferecidas 26 bolsas para agentes formadores, com valores que chegam a R$ 1.500,00 mensais. O programa tem o objetivo de descentralizar as oficinas para que elas estejam realmente presente nas 32 Subprefeituras, transformando os agentes em pontos focais, proporcionando, desta maneira, uma ponte entre a prefeitura e a população na temática de Governo Aberto. No total, os 26 agentes desenvolverão 1.040 horas de atividades, entre planejamento e execução das oficinas. As oficinas irão promover os 4 eixos de Governo Aberto: Transparência, Integridade, Inovação e Participação e ocorrerão entre setembro e dezembro.

O universitário Júlio Hermínio Bressan Martins é um dos agentes formadores de governo aberto. Ele teve seu projeto selecionado dentro da categoria Transparência e Dados Abertos, com o tema “Instrumentalização para o tratamento e a análise de dados espaciais abertos”. A expectativa de Lucas é de que as pessoas possam entender melhor as políticas públicas e possam participar das dinâmicas de Governo Aberto.

Outro projeto selecionado no Programa Agentes Formadores de Governo Aberto é o da arquiteta e urbanista Laísa Dias Brito, que se inscreveu na categoria Gestão Participativa e Mapeamento Colaborativo e teve o projeto “O desenvolvimento do seu bairro e o Plano Diretor” selecionado. Laísa acredita que o Programa é uma forma de empoderamento da população para ter conhecimento físico dos projetos previstos para a cidade.

Para conhecer a lista de projetos selecionados acesse o link: