CGM capacita servidores para Gestão de Dados Públicos e Governo Aberto

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP), em uma parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) mantém cursos de capacitação de servidores para cumprir a Meta 49 do Programa de Metas 2017-2020, garantindo que 100% dos dados publicados pela Prefeitura estejam disponíveis em formato aberto, integrando as ferramentas básicas de acessibilidade. Entre os dias 19 e 20 de setembro, servidores públicos participaram de dois cursos ministrados pela CGM/SP: Gestão da Informação e Abertura de Dados Públicos e Governo Aberto no Município de São Paulo – Básico.

A equipe responsável pelos cursos é formada por assessores técnicos da CGM/SP, e desenvolvem projetos na Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI). No dia 20 de setembro foi realizado o Curso Básico de Governo Aberto no Município de São Paulo. Com duração de 4 horas, o encontro teve o objetivo de instruir e qualificar os agentes públicos sobre os princípios e valores de Governo Aberto. Também foram pontuados os benefícios da abertura de governos no fortalecimento da gestão pública municipal e apresentados os projetos desenvolvidos na Open Government Partnership (OGP) – Parceria para Governo Aberto, como o Programa Agentes Formadores de Governo Aberto e o Plano de Ação em Governo Aberto.

Com uma metodologia dividida entre a parte teórica, com a evolução do acesso à informação, a criação da OGP, e uma atividade prática, que dividiu os participantes em grupos para desenvolverem projetos de sites e aplicativos com a divulgação de dados, o curso também reforçou os quatro eixos de Governo Aberto (Integridade, Transparência, Accountability, Inovação).

O curso, que está na sua segunda edição, foi ministrado pelo Coordenador de Promoção da Integridade da CGM/SP, Renato Corte Lopes, pela assessora técnica Ana Dienstmann e pelo assessor da COPI, Flávio Vital. Para Ana, o conceito de Governo Aberto é muito novo e a ideia é sensibilizar os servidores sobre a importância do Programa. “Nós queremos que os servidores públicos tenham consciência da importância de termos mais transparência, mais participação, mais combate à corrupção e que a inovação tecnológica é algo positivo para o serviço público”.

José Luiz da Silva foi um dos servidores que participaram do Curso sobre Governo Aberto. Ele buscou a capacitação para aprender mais sobre a disponibilização de informações para a população. Servidor público há 28 anos, José Luiz trabalha no setor de multas da Subprefeitura de São Mateus e convive diariamente com questionamentos sobre as infrações cometidas por munícipes. Ele vê um avanço muito grande na divulgação de informações nos dias atuais. “Há quase 30 anos todas as informações oficiais eram internas, não eram divulgadas. Hoje tenho muitas ferramentas para facilitar meu trabalho e auxiliar os cidadãos que buscam informações”.

Gestão da Informação e Dados Púbicos

Outro curso ministrado na EMASP, numa parceria com a CGM/SP foi o de “Gestão da Informação e Abertura de Dados Públicos”. O Curso também faz parte da Meta 49 do Programa de Metas 2017-2020 para o município de São Paulo e estabelece que o curso deva capacitar no mínimo 120 gestores e servidores por ano.

O curso, realizado no dia 19 de setembro, com carga horária de 6 horas, foi dividido em duas partes. Em um primeiro momento foram trabalhadas as questões sobre a gestão da informação interna, com dados, documentos e arquivos que os servidores vão utilizar no ambiente de trabalho. O objetivo é orientar a melhor gestão destes dados. A segunda parte do curso avançou para a questão da abertura de dados públicos e a disponibilização nos portais da Prefeitura de São Paulo, como o Portal da Transparência e o de Dados Abertos.

O diretor de fortalecimento da gestão, Reginaldo Vieira Guariente e o assessor técnico da CGM/SP Thúlio Manoel de Oliveira fazem parte da equipe que ministra o curso na EMASP. Thúlio ressaltou que a capacitação chegou a sua décima edição. “Nós instruímos os servidores a como utilizar os portais, para que eles servem e como fazer a entrega de dados digitais. Além disso, procuramos explicar como gerir a informação e as boas práticas do dia a dia”.

A agente vistora Vera Lúcia Moreno, que trabalha na fiscalização da Coordenadoria das Subprefeituras, decidiu participar do curso para conhecer os mecanismos para a divulgação de dados. “Nada melhor do que saber atender e indicar os caminhos do acesso à informação sem ter que esperar por outros servidores para resolver os questionamentos da população”.

Neste link você tem acesso aos cursos oferecidos pela EMASP nesta parceria com a CGM/SP e como se inscrever.