Controladoria Geral do Município é finalista em duas categorias do Premia Sampa

A Controladoria Geral do Município de São Paulo foi finalista em duas categorias do Premia Sampa, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (SMG) e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). A cerimônia de premiação dos projetos escolhidos em três categorias ocorreu, nesta quarta-feira (12), no Theatro Municipal e contou com a presença do prefeito Bruno Covas, de Secretários Municipais e do Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro.

O Premia Sampa tem os objetivos de reconhecer práticas de gestão pública no Município, valorizar iniciativas que contribuem para a melhoria do serviço público, promover práticas inovadoras e apoiar estratégias de modernização da administração pública. Relançado em agosto deste ano, o Premia Sampa recebeu a inscrição de 143 projetos de organizações públicas, privadas, startups e entidades da sociedade civil com propostas de boas práticas que fomentam a cultura da inovação na gestão da capital. Em 2008, ano da última edição da premiação, foram avaliadas cerca de 70 propostas.

A CGM/SP foi finalista na Categoria II, de Inovação de Serviços e Políticas Públicas, com o Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto”, uma parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por intermédio da São Paulo Aberta. Em 2018, o Programa chegou a sua terceira edição e tem o objetivo de realizar formação e certificação gratuita à população nas áreas de abrangência das 32 Subprefeituras, nos eixos de Governo Aberto: Transparência, Inovação, Participação Social e Accountability.

O Programa “Agentes Formadores de Governo Aberto” é reconhecido como prática governamental replicável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

Diário Livre

Outro finalista do Premia Sampa foi o projeto “Diário Livre” que concorreu na Categoria III, de Inovação Aberta. O Diário Livre é um site experimental que oferece uma nova forma de acessar os artigos do Diário Oficial do Município de São Paulo. Ele foi desenvolvido pela Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), uma das áreas estruturantes da CGM/SP e pelo Colaboratório de Desenvolvimento e Participação (Colab), da Universidade de São Paulo. O site é um software livre e se baseia principalmente em duas tecnologias também livres: BlackLight e Solr.

Vencedores

Os projetos selecionados para a final do Premia Sampa foram avaliados seguindo requisitos como Inovação, Resultados e Impacto, Participação, Eficiência, Transparência, Continuidade, Replicabilidade e Parcerias. Cada categoria contou com uma comissão julgadora, constituída por especialistas em diversas áreas sem vínculo empregatício com a gestão púbica municipal.

Na Categoria I, de Inovação em Processos Internos, o projeto vencedor foi o de “Implantação do Processo Eletrônico com o Sistema Eletrônico de Informações – SEI” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação Tecnológica (SMIT). Na Categoria II, de Inovação em Serviços e Políticas Públicas, o vencedor foi o “Empreenda Fácil” criado em uma parceria entre SMIT, Secretaria da Fazenda (SF) e Prodam. Já na Categoria III, o projeto “SmartSíndico” desenvolvido pela Organização SmartSíndico, um grupo de especialistas em administração condominial, foi o escolhido entre os 10 finalistas.