Portal da Transparência, com novidades, obteve 5,7 milhões de visualizações em 2018

Os portais da Prefeitura Municipal de São Paulo com dados abertos para a população registraram aumento de visualização das páginas no ano passado. O Portal da Transparência registrou 5.789.287 visualizações em 2018, aumento de 19,81% no comparativo com 2017. O Portal de Dados Abertos teve, em 2017, 1.042.916 visualizações. Esse número mais que dobrou em 2018. As páginas do Portal de Dados Abertos foram acessadas 2.331.807 vezes no ano passado. 123,58% a mais no comparativo anual.

As páginas mais acessadas do Portal da Transparência são referentes a informações de servidores (busca e relatórios). Já os principais downloads efetuados pelos munícipes foram relacionados aos Detalhamentos de Receitas e Despesas. Outro dado curioso é que as visitas dos cidadãos ao Portal da Transparência duraram, em média, 534 segundos, ou quase 9 minutos de navegação.

A ampliação nas visitas em 2018 também é positiva. O Portal da Transparência teve um crescimento no número de visitantes únicos de 6,42% se comparado a 2017, alcançando a marca de quase 180 mil visitantes. Os resultados do Portal de Dados Abertos são mais significativos. A página teve um acréscimo de 181,61% no número de visitantes únicos na comparação de 2018 com os dados de 2017. 207 mil pessoas acessaram o Portal de Dados Abertos no ano passado.

As informações são da Controladoria Geral do Município (CGM), por meio da Divisão de Transparência Ativa e Dados Abertos, da Coordenadoria da Promoção da Integridade (COPI).
Para a Coordenadora da COPI, Roberta Codignoto, os números mostram uma nítida expansão no uso destes portais por parte da população. “O cidadão procura principalmente por dados relacionados ao uso dos recursos públicos e à arrecadação, demonstrando não apenas a importância de ações voltadas à expansão da transparência pública municipal, como também de fomento ao controle e participação social para a gestão do município de São Paulo, que são duas atribuições também desempenhadas pela CGM, por meio da COPI”.

Novidades e Acessibilidade

Em 2018, o Portal da Transparência ganhou novas ferramentas, com diversos infográficos e disponibilização de 15 aplicativos gratuitos da Prefeitura de São Paulo, agregando informações e facilitando o acesso do cidadão paulistano, além de incentivar a ideia de ter as informações na palma da mão. Os aplicativos estão disponíveis para os sistemas operacionais IOS e Android.

O ano de 2019 começa com novidades na acessibilidade do Portal da Transparência, que passou a ter a extensão “Hand Talk” voltada à tradução para Libras. Para Roberta, esta ampliação na acessibilidade é fundamental tanto para os munícipes, quanto para os servidores que possuam deficiência auditiva. “Esta ampliação fortalece as ações de inclusão nos diversos portais e sistemas da Prefeitura de São Paulo. Com a reformulação total do Portal da Transparência, que ocorrerá ainda no ano de 2019, um dos objetivos é o seu desenvolvimento em plataformas livres que possibilitam não apenas a aplicação de novas extensões de ampliação da acessibilidade, como também a utilização, por parte do usuário, de diferentes mecanismos de leitura da página por softwares de auxílio à PcD”.

Para acessar o Portal da Transparência, clique aqui.

O Portal de Dados Abertos pode ser acessado neste link.