Web Denúncia de Corrupção é tema de reunião entre representantes do FOCCO-ES e da CGM/SP

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) recebeu, nesta quarta-feira (20/03), a visita de representantes do Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (FOCCO-ES). O Coordenador do FOCCO-ES e Secretário Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Lubiana Samotti, e o Auditor do TCE-ES, Marcelo Lima Fedesveme, foram recebidos pelo Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, e pelo Assessor Eduardo Betenjane Romano. O Fórum de Combate à Corrupção do Espirito Santo iniciou seus trabalhos em agosto de 2016.

O sistema Web Denúncia Corrupção fez parte da pauta da reunião. Criado em 2016, o canal é gerenciado pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE), e permite que o cidadão denuncie, pela internet, situações de corrupção nas esferas municipal, estadual e federal. O Web Denúncia Corrupção é o resultado de uma das ações do Fórum de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro de São Paulo (FOCCO/SP) que hoje reúne 34 órgãos e entidades, e que teve a CGM/SP na Secretaria Executiva em 2018.

No ano de 2018, a CGM recebeu 651 denúncias pelo sistema Web Denúncia de Corrupção do FOCCO/SP, sendo 21 casos referentes à Prefeitura de São Paulo, atendidos pela Ouvidoria Geral do Município. Deste total, 53% apresentaram como assunto a conduta irregular de servidor público, gerando a atuação da Corregedoria Geral do Município. Todas as providências adotadas são registradas na plataforma eletrônica do sistema, acessível pela internet, em satisfação ao denunciante.