Curso sobre Compliance na EMASP é uma das novidade da CGM/SP em junho

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP), em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP), promoverá, em junho, diversos cursos para a capacitação de servidores públicos da Prefeitura de São Paulo. Os encontros são ministrados pela Divisão de Promoção de Ética, da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) da CGM/SP. A novidade, neste mês, é o curso Combate a Corrupção, Módulo II: Compliance, que será ministrado no dia 18/06 e apresenta as legislações nacionais e internacionais para que o servidor possa prevenir situações de corrupção.

Também estão previstos os cursos sobre o Código de Conduta Funcional e a Ética no Serviço Público, com duas datas confirmadas em junho, 04/06 e 25/06, “Combate à Corrupção - módulo I: Fundamentos”, que será ministrado no dia 07/06, Ética na Filosofia, no dia 11/06 e Assédio Sexual na Administração Pública, no dia 27/06. Os cursos tem carga horária de 4 horas, com metodologias que mesclam a parte teórica com atividades práticas, debates e reflexões, reforçando a importância dos temas no ambiente de trabalho.

A Diretora da Divisão de Promoção da Ética da COPI, Jaqueline de Oliveira, reforçou a importância destas capacitações para os servidores públicos. “É importante que o servidor conheça seus deveres, mas também seus direitos para um ambiente saudável de trabalho. Com os cursos, eles podem trocar experiências, convivendo com novos colegas na administração pública”.

Avaliações dos Cursos

Entre os meses de fevereiro e abril de 2019, os cursos ministrados pela CGM/SP na EMASP tiveram avaliações positivas dos participantes. Eles receberam notas acima de 9.0 e tiveram a participação efetiva dos servidores inscritos. Jaqueline de Oliveira acredita que os números são um reflexo da participação ativa dos agentes públicos. “É muito gratificante ver estes resultados porque nos dedicamos para tornar os cursos mais dinâmicos, com a participação efetiva dos servidores, que são os protagonistas destes encontros”.

Além dos cursos ministrados na sede da EMASP, a Divisão de Promoção da Ética também atua em outras unidades administrativas da Prefeitura. Em março, 16 servidores da Secretaria da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) aprenderam sobre ética, assédio moral e sexual. Em abril, 30 profissionais da saúde participaram de uma capacitação sobre assédio sexual na Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).

Quem tiver interesse em agendar um dos cursos promovidos pela Divisão de Promoção da Ética, pode entrar em contato pelo e-mail eticacgm@prefeitura.sp.gov.br ou por telefone no 3334-7111.