Os desafios da auditoria no Brasil são discutidos em seminário no Tribunal de Contas do Município de São Paulo

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou, nesta terça-feira (25/06), do III Seminário “Desafios da Auditoria de Controle Externo no Brasil”, promovido pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP).

O objetivo do evento foi aperfeiçoar e gerar conhecimentos sobre a realização de auditorias por meio de novas experiências. O Seminário foi dividido em três painéis de discussão – Controle Interno, Controle Social e Controle Externo – e teve a participação de auditores, procuradores, secretários municipais e representantes da academia e de organizações da sociedade civil.

O Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro, fez parte do primeiro painel que discutiu o tema “Controle Interno” e que teve a participação de Paulo Roberto Galvão, ex-secretário de Finanças do município de Jundiaí e o moderador Eduardo Lang Di Pietro, auditor de controle externo do TCM/SP.

Em sua apresentação, Ungaro falou sobre a fundamentação constitucional que estabelece o controle interno nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e apontou as características diferenciadoras do controle interno que deve ser concomitante, preventivo, mais próximo e mais especializado, além das quatro funções macrofunções previstas na PEC 45/2009: Ouvidoria, Controladoria, Auditoria e Correição.

O Controlador também apresentou as últimas ações desenvolvidas na estrutura administrativa da CGM/SP, como o Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, a Carta de Serviços, as ações de parceria de governo aberto, como o Programa Agentes de Governo Aberto, e a ampliação do atendimento à população com a instalação de postos de atendimento da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo nas unidades do Descomplica de Campo Limpo e São Miguel Paulista e a parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), com o espaço “Aqui tem Ouvidoria”.

O segundo painel teve o tema “Controle Social” e contou com a participação de Gioia Matilde Alba Tumbiolo Tosi, vice-presidente operacional do Observatório Social do Brasil, de Geroge Winnik, coordenador do Grupo de Trabalho da Rede Nossa São Paulo. Este painel teve como moderador o Diretor Presidente da Escola de Contas do TCM/SP, Maurício Piragino.

Já o tema “Controle Externo” foi o foco do terceiro painel que teve a participação do Presidente da Federação Nacional das Entidades de Servidores de Tribunais de Contas (FENASTC), Amauri Perusso e de Lívio Mario Fonazieri, Subsecretário de Controle Externo do TCM/SP. A moderação deste painel foi feita pelo auditor de Controle Externo e professor da Escola de Contas do TCM/SP, Valmir Leôncio da Silva.

*crédito Foto: Assessoria de Imprensa do TCM/SP