São Paulo ganha mais um Descomplica SP, agora no Jabaquara

Controladoria Geral do Município está presente na nova unidade com um posto de atendimento da Ouvidoria

A Prefeitura de São Paulo lançou mais uma unidade do Descomplica SP, programa que propõe um novo padrão de excelência no atendimento ao cidadão, nesta quinta-feira (19). Disposta em um espaço de 1000 m², a unidade opera desde o dia 16, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Subprefeitura do Jabaquara, na Zona Sul (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314). Tem previsão de 1100 atendimentos diários. A Controladoria Geral do Município de São Paulo está presente na unidade do Descomplica SP Jabaquara com um posto de atendimento da Ouvidoria Geral do Município. 

A OGM fará o registro de reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informação sobre a administração pública via e-SIC. Além disso, o cidadão pode denunciar irregularidades ou ações ilegais por parte de servidores municipais e denunciar práticas de assédio moral e sexual. A rede descentralizada de atendimento da O uvidoria está presente nas  cinco unidades do Descomplica SP inauguradas em 2019 (Campo Limpo, Butantã, São Miguel Paulista, Santana/Tucuruvi e Jabaquara), além do Espaço Aqui tem Ouvidoria, na Rua Dr. Falcão, 69 – ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô, que atende demandas das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e da Pessoa com Deficiência e do posto na Galeria Prestes Maia, na Praça do Patriarca, 02 – Centro. 

Serviços

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP Jabaquara dispõe de mais de 300 serviços, de 14 órgãos e secretarias, como Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. Conta, ainda, com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único. Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou cerca de um milhão de atendimentos.

“Descomplicar é simplificar a vida na cidade. Ao levar serviços essenciais para perto das pessoas e aumentar a qualidade do atendimento das subprefeituras evitamos que o cidadão tenha que deslocar-se até o centro, sem saber ao certo onde encontrar a resposta do que procura. Com tudo em um só lugar, garantimos mais conforto e gastos menores, tanto de tempo quanto de dinheiro”,destacou Juan Quirós, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Para descomplicar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e formação e capacitação do novo conceito de atendimento ao cidadão, com inteligência Prodam. “O Descomplica une tecnologia e atendimento de excelência para facilitar a vida das pessoas, com serviços de qualidade, agilidade e sem burocracia”, afirmou o presidente da empresa, Gelso Lima.

A dona de casa Rosana Wirtman esteve no Descomplica Jabaquara para fazer o bilhete único para idoso e ficou satisfeita com o atendimento."Foi tudo muito rápido. Mal cheguei e já estou indo embora. Também gostei do local, que é bastante amplo", disse.

A aposentada Maria Aparecida Menezes também visitou a unidade, para fazer o cartão de estacionamento para deficiente. "A descentralização dos serviços é muito importante para quem tem dificuldade de locomoção. Este Descomplica vai facilitar a vida das pessoas daqui do Jabaquara", enfatizou

O Descomplica SP está alinhado com a nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas Leste, Oeste, Norte e Sul da capital, o programa está  em fase de testes, já aberto à população, em São Mateus e Penha. Para o próximo ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.

Sobre o Descomplica SP
Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na zona leste, o programa já realizou cerca de 1 milhão de atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários.Uma das inovações do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência. É uma mudança de perspectiva que faz toda a diferença. Trata-se de uma medida simples – aparentemente só a retirada de um balcão, de uma bancada – mas que estimula a relação de confiança entre agente público e cidadão.

Descomplica SP Digital
É um espaço de cidadania digital para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço. A ideia é simples: não dá para sair do Descomplica SP sem uma solução.

 

*com informações da Secretaria Especial de Comunicação

*crédito foto - Leon Rodrigues/ SECOM