Aula Aberta sobre Programa de Integridade encerra o ano letivo do Centro de Formação em Controle Interno

 A Controladoria Geral do Município (CGM) realizou, nesta quinta-feira (30/11), uma aula de encerramento do ano letivo do Centro de Formação em Controle Interno (CFCI), a Escola de Governo da CGM, com o tema: O Programa de Integridade na Prefeitura de São Paulo. A aula pública foi ministrada pelo Controlador Geral do Município, Daniel Falcão, e transmitida pelo canal do Youtube da CGM.

Na abertura do encontro, a Diretora do CFCI, Beatriz Dias Chaves, explicou que o Centro de Formação ministrou, em 2023, cerca de 90 atividades de capacitação, como cursos, oficinas e palestras, com treze mil inscrições para atividades e com atribuição de vagas para nove mil delas, praticamente dobrando os números de 2022. Além disso, a diretora do CFCI também revelou novidades para 2024, dentre elas a Revista Controle em Pauta. “A Revista Controle em Pauta é uma publicação tecnocientífica eletrônica e tem como objetivo fomentar e incrementar a produção e difusão de pesquisas relacionadas ao controle da administração pública para os agentes públicos e sociedade civil”, afirmou Beatriz.

Já a aula pública contou com uma apresentação que detalhou em uma linha do tempo a implementação do Programa de Integridade na Cidade de São Paulo. Durante a aula, o Controlador Daniel Falcão ressaltou o funcionamento do programa de integridade no âmbito da Prefeitura de São Paulo. “Os órgãos e entidades que compõem a Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP), com base no comprometimento e apoio da alta administração, existência de unidade responsável, análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade e o monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade”, enfatizou Daniel. Atualmente, os 56 órgãos da Administração Direta da PMSP aderiram ao PIBP.

A aula também contou com a participação do Diretor Designado da Divisão do Programa de Integridade e Boas Práticas (DPIBP), Jardel Soares Fernandes. A DPIBP é vinculada à Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) e tem como atribuição promover o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP), nos termos do art. 46 do Decreto n° 59.496/2020, junto aos órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta da cidade de São Paulo.

A aula está disponível no Canal do YouTube da CGM. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=x1HbAi1pEMk

Texto: Matheus Henrinque (com supervisão de Liliane Rossi)