Exposições nas bibliotecas

Novembro de 2012

manos

Manos que cuentam: livros para ler e tocar

Exposição de livros de pano bordados, feitos por artesãs peruanas, que traduzem nas páginas histórias da tradição oral do Peru. As obras estarão à disposição do público visitante, que poderá manusear os livros, para brincar, ler e inventar histórias. A exposição é resultado de um projeto sociocultural que reúne artesãs, tecelãs e bordadeiras para criação e confecção de livros artesanais. O projeto mantém parceria com o grupo “Tapetes Contadores de Histórias”.
Palestra com Rosana Reategui, do grupo Tapetes Contadores de Historias
Abertura

Dia 9 de novembro (sex), 15h30  – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Exposição

De 9 de novembro (sex) a 15 de dezembro (sáb) - Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
2ª a 6ª – 8h às 18h
Sábados, das 10h às 17h
Domingos, das 10h às 14h


“Era uma vez Grimm: Para celebrar 200 anos de magia”
Com curadoria de Kátia Canton.
Exposição que comemora os 200 anos do lançamento da primeira edição do livro Kinder und Hausmarchen (Histórias das crianças e da família), editado em 2012, resultado de pesquisa dos irmãos Wilhem e Jacob Grimm na busca de suas raízes culturais.  A exposição coloca em evidência seis das mais populares histórias criadas pelos Irmãos Grimm: Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Rapunzel e O Príncipe Sapo. A mostra propõe a criação de seis instalações que revisitam a essência das histórias.
De 15 de outubro a 30 de novembro - Biblioteca Hans Christian Andersen
2ª a 6ª feira – das 10h às 18h
Sábados – das 10h às 16h


Congada: A Cultura resistindo ao tempo
Exposição fotográfica da Festa de Nossa Senhora do Rosário – Carmo de Cajuru - MG em 2010 e da Festa de São Benedito – Aparecida do Norte – SP em 2011, realizados por Luzinete Araújo Benedito em parceria com a artista plástica Ana André e o fotógrafo Gregor Milharcic. Propõe uma amostragem da Festa numa exposição de fotos, contextualizadas por integrantes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
De 5 a 30 de novembro - Biblioteca Belmonte
2ª a 6ª feira – das 8h às 17h
Aos sábados, das 9h às 16h


Imagens do Cotidiano: Celular como Dispositivo Poético
Com Bruno Bernardi
O projeto fotográfico - Imagens do Cotidiano: Celular como Dispositivo Poético - tem como objetivo estimular o desenvolvimento de um cultura visual e, consequentemente, a abertura de uma via para o debate poético através do uso e criação de imagens. Ele será realizado com uma exposição fotográfica que conta com 30 fotografias captadas por telefone celular pelo fotógrafo Bruno Bernardi e debate. Na forma de uma visita comentada, que percorrerá toda a mostra, as imagens expostas servirão como apoio para a apresentação de conceitos básicos de composição, otimização da luz natural, elementos de linguagem e edição fotográfica, bem como a criação artística como instrumento para aumento da potência individual.
Abertura e debate
Com Bruno Bernardi e Luiz Fuganti
O debate com a presença do arquiteto e filósofo Luiz Fuganti discutirá o uso do celular na criação de imagens. Durante o debate, onde se pretende estimular a produção de imagens, será proposto aos participantes que enviem suas fotografias para compor uma segunda exposição, numa nova etapa.
Dia 10 de novembro (sáb), 15h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Exposição
De 10 a 28 de novembro
2ª a 6ª feira – das 10h às 19h
Sábados – das 9h às 16h