Destaque da semana de 6 a 12 de junho de 2014

Agenda da programação de junho, saraus, palestra, circuito de música e o escritor na biblioteca

Programação Cultural


AGENDA DE JULHO

Programação Cultural

Programação completa da Agenda de Junho!


SARAUS


Sarau das Artes
Direção Artística: Maria Zélia Wolff
Programa semanal onde são apresentadas todas as formas de arte.
6 de junho (sex), 14h – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


Organizadora e apresentadora: Joyce Néia
O projeto foi idealizado a partir de uma oficina de memória que ocorre mensalmente na biblioteca, e tem como objetivo apresentar a arte tanto de escritores e músicos consagrados bem como de poemas, haicais e outras composições dos próprios participantes do sarau. Adulto
9 de junho (seg), 14h – Biblioteca Anne Frank

Sarau Encontro de Utopias
Venha declamar, criar, cantarolar. Ou desenhar, interpretar. Entoar, abrir, escrever. Você é o convidado. Palco livre, poesia aberta.
10 de junho (ter), 18h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato




SARAUS LITERATURA PERIFÉRICA

Literatura periférica

A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar.

Sarau Encontro de Utopias
7 de junho (sáb), 14h – Biblioteca Adelpha Figueiredo

Sarau Marginaliaria
7 de junho (sáb), 14h – Biblioteca Raimundo de Menezes


PALESTRAS E DEBATES

50 anos do golpe: Ditadura nunca mais
Organização de Bruna Maria Atalla e Rafael Barreto do Prado
Há 50 anos o país sofria duro golpe de chumbo, arrancando do povo a liberdade. Há quem diga que ele, de alguma forma – em vestígios ou ações – se estende até os dias de hoje camuflado em aparelhos do Estado ou ainda perpassando o senso comum de um certo pensamento geral e médio da população. Para debater aquele momento, os 50 anos passados e as perspectivas, convidamos Carlos Germano Cruz, professor de História, formado na FFLCH/USP; Rafael Padial, professor de Língua Portuguesa, mestrando em Filosofia pela Unicamp, militante do Território Livre e Lucius Provase, professor de Língua Portuguesa e Doutorando em Teoria Literária pela FFLCH/USP
6 de junho (sex), 14h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen


CIRCUITO DE MÚSICA



Durante o mês de junho, as Bibliotecas integram o Circuito Municipal de Música, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, cuja intenção é contribuir para a ampliação do repertório cultural em diversos pontos de cultura da cidade de São Paulo.

Programação Cultural

Mustache e Os Apaches
A banda nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo se destacaram por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.
6 de junho (sex), 19h - Biblioteca Viriato Corrêa
7 de junho (sáb), 19h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Ricardo Vignini e Índio Cachoeira
Ricardo Vignini é um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. José Pereira de Souza, o Índio Cachoeira, já gravou com inúmeras duplas e é considerado um virtuose da viola. Juntos, realizaram dezenas de apresentações pelo País e lançaram o CD “Viola Caipira Duas gerações”.
7 de junho (sáb), 16h - Biblioteca Cassiano Ricardo

Oswaldinho Viana
Misturando viola, percussão artesanal e cancioneiro popular em seus shows, Oswaldinho Viana trabalha pela divulgação da música regional interiorana. Natural de Piraju, interior de São Paulo aprendeu a tocar violão na infância e desenvolveu forte ligação com a música da região.
6 de junho (sex), 19h - Biblioteca Monteiro Lobato
7 de junho (sáb), 18h - Biblioteca Viriato Corrêa

O ESCRITOR NA BIBLIOTECA

Programação Cultural

Em parceria com a Editora Jujuba, importantes escritores dedicados à literatura infantil integrarão o programa "O Escritor na Biblioteca", de maio a setembro.

Claudio Fragata
Autor de literatura infantil e possuiu mais de 10 livros publicados. Durante muitos anos, foi editor da Revista Recreio, quando entrou para o mundo da infância. Hoje se dedica exclusivamente à escrita e, seu mais recente lançamento foi “Alfabeto Escalafobético”, pela Jujuba Editora.
10 de junho (ter), 10h – Biblioteca Anne Frank

Jean-Claude R. Alphen
Ilustrador e escritor de literatura infantil. Já possui mais de 11 livros escritos e ilustrados por ele. Jean foi ganhador do Premio Gloria Pondé, da Biblioteca Nacional, em 2010, e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti de melhor ilustração. Pela Jujuba Editora possui três livros publicados, “Bruno e João”; “O menino-vazio” e seu mais recente lançamento: “O mundo de papel”.
11 de junho (qua), 14h – Biblioteca Affonso Taunay