Destaque da semana - de 15 a 21 de agosto

História do samba paulista, Samba e filosofia, Cinema: Nascido para matar e Guerra ao terror, Contação de histórias: A torre da má hora, Debate diver(c)idades uma cidade para todos, O escritor na biblioteca com Gilles Eduar.

cabeçalho

OFICINA MÚSICA PARA TODOS

História do samba paulista - Encantamento geográfico - Do samba rural ao urbano
Com Renato Dias, músico, produtor cultural e fundador do G.R.R.C. Kolombolo diá Piratininga
Neste trabalho abordaremos a formação genética do samba paulista, passando por valores étnicos, ancestralidade e a influência rural no samba urbano. Temas: Formação Genética - Matriz Africana e a contribuição indígena e Resistêncai - Quilombos Urbanos - Griôs
Dia 14 de agosto às 19h30 – Biblioteca Belmonte

Renato Dias em foto de Drago


Samba e filosofia
Com Renato Dias, músico, produtor cultural e fundador do Grêmio Recreativo de Resistência Cultural Kolombolo diá Piratininga
Trabalho de reflexão filosófica, tendo como ponto de partida o elo entre o mundo da filosofia universal e as obras de compositores da velha guarda do samba paulista. Temas: Moral e Ética - Friedrich Nietzsche e Paulo Vanzolini; Pessimismo - Franz Kafka e Toniquinho Batuqueiro; Lutas de Classes - Karl Marx e Adoniran Barbosa; Etnografia - Malcolm X e Geraldo Filme.
Dia 15 de agosto às 15h – Biblioteca Raimundo de Menezes


CINEMA - MOSTRA GUERRAS INGLÓRIAS
Biblioteca Pedro Nava

Nascido para matar
Full Metal Jacket, EUA, Reino Unido, 1987, 116 min, legendado, DVD
Direção: Stanley Kubrick. Elenco: Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D'Onofrio.
Saga sobre a Guerra do Vietnã e o processo desumano que transforma homens em assassinos treinados. Para maiores de 18 anos
Dia 14 de agosto às 14h

Guerra ao terror
The hurt locker, EUA, 2008, 130 min, legendado, DVD
Direção: Kathryn Bigelow. Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty.
Para um grupo de soldados americanos no Iraque alguns dias os separam do retorno para casa. Não fossem as ocorrências que transformasse esse fim de jornada em um verdadeiro inferno.
Para maiores de 14 anos
Dia 21 de agosto às 14h
 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A torre da má hora

A torre da má hora
Com Cia do Bonfim
A mãe deu um cavalo e um leão ao filho mais novo e ele partiu para conhecer o mundo, mas no caminho encontrou a Torre da Má Hora, onde quem entrava nunca mais voltava. Seus irmãos saíram à sua procura e também encontraram a tal torre, que era uma estalagem cuidada por uma velha bruxa. Será que algum dos três irmãos não vai cair na conversa da bruxa? Livre
Dia 14 de agosto às 14h – Biblioteca Nuto Sant'Anna
Dia 20 de agosto às 14h30 – Biblioteca Vinícius de Morais
 

DEBATE NA HANS

Diver(c)idades: uma cidade para todos
Organização: Bruna Maria Atalla e Rafael Barreto do Prado
A cidade urbana tem cada vez mais se transformado na unidade de organização espacial de nossas vidas, consequentemente das próprias vidas. Pensar a cidade é gesto político: mobilidade, moradia, alimentação, emprego, lazer... Conformam o espaço e conformam as ideias, parafraseando Milton Santos. E, em tempos de manifestações, quando o caráter privado da cidade é questionado, tornando o espaço urbano público, aumenta-se a necessidade de reflexão. Para tanto, convidamos para o debate: Milan Puh (Croácia), linguista, antropólogo e doutorando em Educação pela USP e Elena Lombardo (Itália), professora de língua italiana e mestranda em Letras pela USP e Fábio Augusto Morales (Brasil), professor de História da PUC-Campinas e doutorando em História pela USP.
Dia 15 de agosto às 14h30 – Biblioteca Hans Christian Andersen

O ESCRITOR NA BIBLIOTECA

Gilles Eduar

Em parceria com a Editora Jujuba, importantes escritores dedicados à literatura infantil integrarão o programa "O Escritor na Biblioteca", de maio a setembro.

Gilles Eduar
É autor e ilustrador de livros para criança. Filho de pais franceses viveu por muitos anos na França e lá iniciou sua carreira. Hoje tem 13 livros publicados naquele país e traduzidos em vários idiomas. No Brasil publicou 12 livros e seu mais recente é “E agora, papagaio?”, pela Jujuba Editora.
Dia 21 de agosto às 9h30 – Biblioteca Brito Broca