Em Cena: Debates contemporâneos

Os filmes sobre temas contemporâneos acontecem em agosto nas Bibliotecas Adelpha Figueiredo, Alceu Amoroso Lima, Gilberto Freyre, Mário Schenberg, Milton Santos, Padre José de Anchieta, Paulo Setúbal, Pedro Nava e Viriato Corrêa.


Parceria com Taturana Mobilização Social

Quase samba
Brasil, 2015, 82 min, DVD
Direção: Ricardo Targino. Elenco: Mariene de Castro, Cadú Fávero, João Baldasserini.
A história do último mês de gravidez de Tereza, uma cantora de rádio dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança: um hacker e um miliciano. Tereza mora com Shirley, crossdresser e seu fiel escudeiro com quem cria seu primeiro filho. Novas formas de afeto, cidade, trabalho e família. Para maiores de 16 anos.
Dia 5 de agosto às 14h - Biblioteca Pedro Nava
Dia 7 de agosto às 15h - Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 7 de agosto às 16h - Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 13 de agosto às 14h30 - Biblioteca Milton Santos
Dia 14 de agosto às 14h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 25 de agosto às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal

A nação que não esperou por Deus
Brasil, 2015, 89 min, DVD
Direção: Lucia Murat, Rodrigo Hinrichsen. Elenco: Ademir Matchua, Adeilson Silva, Alvanir Matchua.
A luz elétrica chegou à aldeia Kadiwéu em Mato Grasso do Sul, e com ela a televisão, as novelas e todo o mundo do entretenimento. Cinco diferentes igrejas evangélicas se estabeleceram na reserva, todas liderados por pastores índios. Ao mesmo tempo, os Kadiwéu voltaram a lutar pela demarcação de suas terras, retomando áreas em mãos de pecuaristas. Livre
Dia 19 de agosto às 16h - Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 28 de agosto às 16h - Biblioteca Mário Schenberg


Parceria com Bossa Nova Filmes

Um diálogo sobre energia
Brasil, 2013, 52 min, DVD
Direção: Marta Maia, Sergio Zeigler.
Energia é tudo e tudo é energia, ou seja, toda matéria viva é feita de energia e a energia está em tudo, no ar, nas pessoas, no espírito, no corpo, assim como no planeta, na energia elétrica, ENERGIA é combustível para manter tudo vivo, em atividade. Mas quando as matrizes, ou fontes, de energia entram em crise, um colapso se anuncia. Para maiores de 14 anos.
Dia 7 de agosto às 14h - Biblioteca Gilberto Freyre - Após a exibição bate-papo com o diretor Sérgio Zeigler
Dia 11 de agosto às 15h - Biblioteca Paulo Setúbal
Após a exibição bate-papo com os diretores Marta Maia e Sérgio Zeigler

° Marta Maia há mais de 30 anos trabalha com a produção de programas de televisão, documentários e vídeos institucionais, como roteirista, editora de texto e diretora. Desde 2004 é responsável por roteiros e pela direção dos programas de televisão da CPFL Energia – Café Filosófico e Invenção do Contemporâneo, exibidos pela TV Cultura.

° Sérgio Zeigler estudou cinema na ECA/USP. Já atuou como produtor e criador de diversos programas de TV. É diretor de documentários e foi diretor de arte do programa Café Filosófico CPFL.