SEMANA MUNICIPAL DO BRINCAR - "No Ritmo do Brincar"

Confira a programação do dia 24 de maio nas Bibliotecas da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

Semana Municipal do Brincar

As atividades são abertas a todos os públicos, gratuitas e diversificadas.

Confira abaixo a programação que acontece no dia 24 de maio nas Bibliotecas da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias
A Viriato Corrêa irá receber junto com a Cinemateca e o Sesc Vila Mariana o "Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias". Classificação indicativa: Público infantil. Duração: 3 horas
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca Viriato Corrêa

Abraça Pirituba

Abraça Pirituba
O Abraça Pirituba nasceu da vontade de mostrar os saberes e fazeres locais do território de Pirituba unindo equipamentos públicos de secretarias diferentes, para que os/as responsáveis das crianças de primeira infância e toda a comunidade possam acessar a Biblioteca Brito Broca (Cultura), mostrando seus serviços, e mostrar os serviços da EMEI Afonso Sardinha (Educação) e CECCO São Domingos (Saúde), abraçando Pirituba com uma contação de história, com alguma dança e brincadeira, pois assim como nas aldeias africanas e indígenas, todos são responsáveis por suas crianças. Classificação indicativa: 0 a 6 anos.
Dia 24 de maio às 10h e às 14h - Biblioteca Brito Broca

Literatura de Berço

Literatura de Berço
Promovido por Cássia V. Bittens, uma iniciativa dedicada a fomentar o amor pela leitura desde os primeiros anos de vida. Com base nos valores que compartilhamos sobre a educação e o acesso à cultura, propôs uma parceria com a Biblioteca Álvaro Guerra para realizar uma série de eventos dedicados à Literatura de Berço. Classificação indicativa: Adultos com seus bebês. Duração: 1 hora.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra

Boneco Neco e a as travessuras de Maria Flor
Com Francisco Gilson
Contação de história baseada no livro “Boneco Neco e Maria Flor” do autor Francisco Gilson. O manifesto artístico desta ação tem como objetivo trazer a consciência sobre o meio ambiente através da reciclagem, e assim abordar os malefícios do consumismo. De forma acolhedora e dinâmica, Maria Flor puxa o público a refletir sobre a diversidade e a importância de cuidar do Planeta Terra. Classificação indicativa: Crianças de 0 a 6 anos. Duração: 50 minutos
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Vinícius de Moraes

Brincar de ouvir Histórias
Será realizado brincadeiras de vivo morto com as crianças e logo após ocorrerá uma mediação de leitura do livro O Ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado de Don e Audrey Wood. Depois as brincadeiras, dança das cadeiras e boliche. Classificação indicativa: Crianças de 0 a 6 anos. Duração: 60 minutos
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Jamil Almansur Haddad

História na Barra da Saia conta: Os Ibejis enganam a morte

História na Barra da Saia conta: Os Ibejis enganam a morte
História na Barra da Saia
Lá na África, em tempos muito antigos, conta um itan dos povos Iorubás que os únicos que conseguiram enganar a morte foram duas crianças, os Ibejis. Iku, a morte, levava a vida das pessoas antes da hora. E, para surpresa de todos, os Ibejis foram invocados pelo oráculo Ifá para cumprir a missão de vencer Iku Um espetáculo interativo, que passa para as crianças os itans (lendas) contadas pelos Griôs. Finalizando com brincadeiras da cultura africana. Contando um pouco sobre os países da África e a cultura que herdamos de lá. Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia

MEDIAÇÃO DE LEITURA

Mediação de Leitura para a Primeira Infância
Funcionárias da Biblioteca propõem o contato lúdico entre crianças e os livros, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura. Classificação indicativa: Crianças de 0 a 6 anos.
Dia 24 de maio das 10h às 17h - Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet

Mediação de Leitura - 1a Infância: Chá de Bonecas e de Super-Herois
Mediação de Leitura Literária para as crianças, um divertido encontro com muitas histórias, brincadeiras e cantigas de roda. As crianças participam trazendo seus brinquedos preferidos e no final é servido um delicioso chá com biscoito para as crianças e seus brinquedos. Classificação indicativa: Crianças de 4 a 6 anos. Duração: 50 minutos.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Helena Silveira

Mediconta

Mediconta
Com os funcionários da Biblioteca Raimundo de Menezes
Contação de histórias e mediação de leitura para os pequenos, entremeadas por canções e brincadeiras. Classificação indicativa: 0 a 6 anos.
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca Raimundo de Menezes

Mediação de leitura com livros escolhidos pelas próprias crianças
Nessa mediação a leitura será feita a partir dos livros escolhidos pelas próprias crianças!! Capacidade máxima de público: 20. Classificação indicativa: Primeira infância. Duração: 60 minutos
Dia 24 de maio às 10h e às 14h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

Mediação de Leitura e Contação de Histórias
Uma viagem envolvente e inspiradora pelo universo cativante dos livros infantis
de Clarice Lispector – “Quase de verdade” e “O mistério do coelho pensante”,
que conduzirá os ouvintes por narrativas cheias de encanto. As histórias serão
precedidas de uma breve introdução sobre quem foi a escritora Clarice
Lispector. Classificação indicativa: Crianças de 0 a 6 anos. Duração: 50 minutos
O Mistério do Coelho Pensante
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca Clarice Lispector

OFICINA

Brincadeiras e jogos diversos confeccionados com materiais recicláveis
Usaremos de materiais recicláveis diversos com as crianças para montar jogos e brincadeiras divertidas. Capacidade máxima de público: 20. Classificação indicativa: Primeira infância.
Dia 24 de maio das 8h às 17h - Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa

OFICINA DE ORIGAMI - A ARTE DE DOBRAR PAPEL

Oficina de Origami - A Arte de Dobrar Papel
Com Camilla Rodrigues
A oficina de Origami (a arte da cultura oriental de produzir figuras diversas a partir de dobras geométricas em papel), é destinada ao público infanto-juvenil , promovendo um espaço para estimular o foco, concentração, percepções de formas espaciais a partir de um estado meditativo e com dinâmicas que incentivam a consciência corporal. Com ludicidade, música e meditação ativa a Oficina será conduzida pela Arte Educadora e Terapeuta Corporal, Camilla Rodrigues Classificação indicativa: Livre. Duração: 1 hora.
Dia 24 de maio às 9h - Biblioteca Afonso Schmidt

Brincadeiras do Baú
Resgate de brincadeiras tradicionais brasileiras e africanas do tempo de nossos avós e bisavós, mas que estão esquecidas no nosso imaginário. Todos poderão brincar! Classificação indicativa: Primeira Infância. Duração: 60 minutos
Dia 24 de maio às 9h - Biblioteca Marcos Rey

Time to Play, Time to Care
Os participantes terão a oportunidade de entender o desenvolvimento cognitivo emocional na primeira infância através da vivência de atividades práticas e divertidas.
Os principais objetivos são: mostrar aos pais como brincar ao mesmo tempo que estão interagindo com os filhos sem gastar muito, tirar dúvidas e tornar o relacionamento pais / filhos menos estressante.
A oficina é direcionada a fluentes em inglês. Não terá tradução ou atividades bilíngues.
Dia 24 de maio às 10h30 - Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Clubinho de Jogos
Com bibliotecário e Jovem Monitor Cultural Cada encontro consiste na apresentação de um jogo de tabuleiro, explicação das regras, jogatina e discussão. Os jogos são ferramentas complementares de aprendizagem que permitem aos jogadores exercitar e ampliar suas habilidades sociais e cognitivas em um ambiente descontraído e lúdico. Classificação indicativa: Crianças de 6 a 11 anos. Duração: 2 horas.
Dia 24 de maio às 10h - Biblioteca Jayme Cortez

Oficina de Fantoches
Venha dar vida à imaginação, participe da nossa oficina de fantoches com as jovens monitoras Lilyth e Aline. Elas irão orientar a montagem em e.v.a. Classificação indicativa: Crianças a partir dos 3 anos.
Dia 24 de maio das 10h30 às 14h30 - Biblioteca Roberto Santos

Fazendo Arte na Biblioteca
Com Alessandra Atti e Larissa Lima Sabino (PJMC)
Explorando formas, texturas e o imaginário infantil, a atividade propõe fazer a releitura de obras de artistas brasileiros, tendo como resultado a construção de uma obra única e coletiva. Classificação indicativa: crianças de 4 a 6 anos. Duração: 2 horas
Dia 24 às 10h - Biblioteca Camila Cerqueira César

CIRCO

Mundano

Mundano
Exército Contra Nada
“Mundano” apresenta dois soldados a caminho de sua cidade natal após uma experiência bélica. Perdidos, têm como única referência o lugar onde as ruas Esperança e Alegria se encontram. Então, entram numa caça às esquinas e necessitam pedir ajuda de quem está pelas ruas, mas não sabem como agir e se questionam se conseguem fazer outra coisa além de lutar e resistir, e encontram no riso o sentido para seguir. Classificação indicativa: Livre. Duração: 50 minutos.
Dia 24 de maio às 14h - Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo

TEATRO

 Cadê? Peça para Bebês

Cadê? Peça para bebês
2 Mililitros Cia Teatral
Criada a partir da observação da maneira lúdica com o qual os bebês interagem e descobrem o mundo ao seu redor. Todos os adereços utilizados em cena são objetos cotidianos e ganham uma nova função através do estado brincante e da imaginação.
No final do espetáculo os bebês são convidados a entrar no espaço cênico e explorar livremente os espaços e os adereços cênicos. Classificação indicativa: 0 a 3 anos. Duração: 40 minutos.
Dia 24 de maio às 15h - Biblioteca Castro Alves

PERFORMANCE

Iná e a Flor Mágica - Uma aventura brincante

Projeto Imaginança: Iná e a Flor Mágica - Uma aventura brincante
O projeto imaginança foi idealizado pela artista Fernanda Salla. É um espetáculo de dança, literatura e artes integradas que conta as aventuras de uma menina que entra na floresta em busca de uma flor mágica tão falada pela sua avó em seus contos diários. Na floresta a pequena encontra muitos desafios que precisarão da ajuda das crianças para serem resolvidos. Com objetos lúdicos e inspiradores, crianças e famílias são envolvidas pela dança e a contação de história acompanhadas da equipe de artistas do projeto que ajudam na aventura da personagem e a encantar com brincadeiras corporais. As brincadeiras transitam entre propostas de dança, mímicas e desafios corporais que exploram a capacidade de coordenação e imaginação das crianças e famílias. Após a apresentação é oferecido um material impresso para que as crianças possam fazer um registro poético por meio do desenho e levar para casa um pouquinho do que sentiram.Classificação indicativa: Livre. Duração: 60 minutos.
Dia 24 de maio às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Clique aqui para conferir a programação completa.

Veja aqui a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Logo Facebooh e Instagram