Palestra Histórias que Curam: o poder de transformação das histórias

A palestra acontece nas bibliotecas Prefeito Prestes Maia e Narbal Fontes e aborda a importância da contações de histórias em ambientes hospitalares

Palestra Histórias que Curam: o poder de transformação das histórias
Com Célia Gomes
Atualmente a presença do contador de histórias no espaço terapêutico e hospitalar tem obtido grande reconhecimento. As histórias podem povoar o hospital com seres fantásticos, encantados, animais diversos e situações inusitadas capazes de nos despertar as mais variadas emoções e nos lembrar do ser sensível que somos em qualquer situação e condição, pois elas podem ser a fogueira que aquece e humaniza o ambiente hospitalar para pacientes, acompanhantes e toda a equipe de saúde. É a arte invocando a força da vida para despertar a cura. A palestra propõe uma reflexão sobre a prática da narração de histórias em hospitais, como ferramenta e apoio no processo de cura de pacientes e na humanização do espaço hospitalar, além de oferecer técnicas, estratégias e sugestões de repertório para a realização do trabalho. O objetivo é sensibilizar e despertar a consciência para o poder de cura e transformação que as histórias possuem e capacitar contadores de histórias, terapeutas, voluntários e interessados no assunto para atuação em hospitais.

Serão abordados de maneira teórica e prática os seguintes conteúdos:
- O poder de cura e transformação das histórias.
- A importância e os efeitos da narração de histórias em hospitais.
- A postura e a intervenção do contador no espaço hospitalar.
- Estratégias de narrativas.
- Recursos auxiliares como músicas, bonecos, brincadeiras e etc.
- Escolha de repertório adequado.
- As particularidades do trabalho de acordo com os diferentes espaços e perfis dos pacientes, como atendimentos em UTI, quartos, com adultos, crianças, bebês, etc.

Célia Gomes é atriz, contadora de histórias, pedagoga e arte educadora. Há quatro anos trabalha na Associação Arte e Despertar contando histórias em hospitais para pacientes, acompanhantes e equipe de saúde. Trabalha como diretora e atriz da Cia. Palavras Andantes, desenvolvendo um trabalho de pesquisa da tradição oral e narração de histórias para adultos e crianças. Trabalhou com teatro de bonecos na Cia. Truks, na Cia. Articularte, na Opereta Ramom e Maraó com o Palavra Cantada - Direção de Gustavo Kurlat - Manipulando bonecos do Giramundo. Também com bonecos, participou do seriado infantil A Turma da Arca, Chubidubas da MTV e participou de episódio do Cocoricó na TV Cultura. É integrante do grupo vocal Vozes Bugras, realizando pesquisa e narração de mitos e lendas. Participou de diversos festivais de teatro e narração de histórias e projetos especiais de literatura. Como arte educadora, desenvolve cursos de interpretação, narração de histórias e teatro de bonecos, atuando em oficinas culturais, escolas, cursos de formação de atores, capacitação de educadores e como orientadora artística do Projeto Ademar Guerra da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo.

Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 25 de maio das 13h30 às 16h30

Biblioteca Narbal Fontes
Dia 27 de maio das 13h30 às 16h30