Agosto Caipira

A Cultura Caipira é homenageada em várias bibliotecas no mês do folclore

Share/BookmarkCompartilhe

Para festejar o dia do folclore, 22 de agosto, uma programação especial enfoca a cultura caipira que
contempla diversas linguagens, configurando-se num tesouro linguístico e folclórico celebrado através de encontros, dança, shows, oficinas e muita contação de "causos" durante todo o mês.


OFICINAS

Oficina de Brincadeiras e Danças da Tradição Popular Brasileira
Com Elizabeth Menezes, intérprete, criadora e educadora especializada na Arte do Movimento. A oficina vai explorar temas relacionados ao contexto da congada e aos espaços da dança com o lúdico do corpo em movimento. O aquecimento do corpo será realizado com foco nas articulações, brincadeiras de mão, traçar e pular amarelinhas no chão e dançar congada com improvisação de bastões.

Biblioteca Belmonte
- Dias 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto, 3as feiras, às 14h


Workshop de viola caipira com Jackson Ricarte
Esse workshop tem a finalidade de ajudar quem quer se lançar na empreitada da viola caipira e esclarecer as principais dúvidas quanto ao estudo e à utilização do instrumento em música popular, abordando diferentes  afinações e noções técnicas.
Publico: Interessados no instrumento, músicos iniciantes e estudantes, preferencialmente com noções básicas de violão ou guitarra.
Inscrições pelo telefone 5687-0408 de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h

Biblioteca Belmonte
- Dias 12 e 19 de agosto às 15h


AULA-SHOW DA DANÇA DO CATIRA
Grupo Os Favoritos da Catira

No começo da década de 80, surge Os Favoritos da Catira para preservar e difundir nuances e um pouco do singelo modo e expressões culturais do caipira, ainda presentes de maneira autêntica nas regiões brasileiras. Em Guarulhos, formado por homens e mulheres, o grupo consolidou-se, e hoje transpassa a sabedoria do mundo caboclo para a terceira geração de integrantes.
Catira, antigamente chamado de cateretê, é uma dança de raízes híbridas das culturas indígenas, africanas, portuguesas e espanholas, introduzidas pelos jesuítas e bastante difundidas nos séculos XVII e XVIII, no ciclo do tropeirismo. O estilo é preservado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.
A persistência em manter na grande metrópole a música raiz, o folclore e o modo de vida paulista é a base da existência do grupo Os Favoritos da Catira.

Biblioteca Cora Coralina
- Dia 8 às 11h
Biblioteca Paulo Setúbal 
- Dia 10 às 14h30
Biblioteca Mário Schenberg
- Dia 13 às 14h30
Biblioteca Álvares de Azevedo
- Dia 15 às 11h
Biblioteca Adelpha Figueiredo
- Dia 27 às 14h30


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Rastro de Assombração
Com Cia Farnel de Artes
A história abordará o tema meio ambiente, abrangendo cuidados e preservação por meio das ações dos seres do folclore brasileiro encarregados de proteger a natureza.
Biblioteca Hans Christian Andersen
- Dia 10 às 10h e às 14h

Causos e Historietas
Com Lídia Engeberg
Histórias retiradas da malícia e da mansa sabedoria do nosso caipira, carregadas de sotaque, com cheiro de terra batida, ficando pronto no fogo.
Para jovens e adultos
Biblioteca Padre José de Anchieta
- Dia 8 de agosto às 11h
Biblioteca Narbal Fontes
- Dia 16 às 14h
Biblioteca Milton Santos
- Dia 19 às 14h

Contos de Enganar a Dita Cuja
Com Lilian Marchetti
Foca o tema da morte de maneira divertida e inteligente e é destinado a todos os públicos.
Bosque de Leitura Ibirapuera
- Dia 15 às 11h
Biblioteca Camila Cerqueira César
- Dia 16 às 14h

Meninas do Conto
Essa narração é composta de histórias de vários "cantos" do mundo, incluindo contos tradicionais brasileiros.
Biblioteca Cora Coralina
- Dia 16 às 13h30

Contação de História

Com Simone Nasar
De 4 a 10 anos.
A atriz Simone Nasar dá vida a personagem Serafina Fulô, uma divertida repentista que viaja pelo Brasil atrás de um galo perdido. Misturando repente, canções, cordel, muita alegria e imaginação, o espetáculo mostra a importância do amor ao próximo, do respeito e da solidariedade, além de divertir e educar para cidadania.  
Biblioteca Amadeu Amaral
- Dia 16 às 14h30
Bosque de Leitura Santo Dias
- Dia 22 às 11h

Contos Caipiras
Cia Dedo de Prosa
A partir de 2 anos
O nosso caipira é um homem misturado de tudo que é ancestral que já passou por aqui, de português, de índio... E de cada um herdou uma coisa: a língua, a religião, costumes, crenças, a familiaridade com o mato, o faro na caça, a arte das ervas, o ritmo do bate-pé. Cheia de poesia e música, a cultura caipira é uma fonte de inspiração, com sabor de bolo feito na hora! E é esse lugar aconchegante da casa de roça e da boa prosa que a Cia Dedo de Prosa traz com os contos caipiras.
Biblioteca Marcos Rey
- Dia 17 às 10h30

Causos de Riso e Assombro - Da Zona da Mata ao Vale do Paraíba
Com Kelly Orasi. A partir de 14 anos - Público adulto
Neste repertório de “causos”, Kelly Orasi selecionou histórias que compõem duas fases de sua vida. Na primeira, a filha de mineiros conta os causos que ouve desde menina na Zona da Mata de Minas Gerais, fazendo uma homenagem à peculiaridade humorística dessa região e aos contadores de histórias que amamentaram seu imaginário. A segunda fase traz a influência do Vale do Paraíba, na história de Cesário, o rei da mentira.
Biblioteca Hans Christian Andersen
- Dia 19 às 14h
Biblioteca Gilberto Freyre
- Dia 20 às 14h

Contos de um Caipira
Com Vitor Batista
Contação de história composta pelas estórias Presente pro Seu Juiz e O Velho, O Menino e O Burro, ambas promovendo a cultura popular brasileira.
Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
- Dia 20 às 14h

Histórias para Ouvidos Pequenos
Zé Bocca
Contação de histórias do universo brasileiro onde o público interage com as histórias narradas, muitas vezes participando até no palco.
Biblioteca Raul Bopp
- Dia 20 às 10h e 14h
Biblioteca Hans Christian Andersen
- Dia 24 às 10h e 14h

ENCONTROS E SHOWS

Noite do Pijama Assombrado
Inspirando-se no fértil e fascinante universo da cultura popular, a Belmonte realiza uma série de ações valendo-se do mito da 6ª feira 13. No estacionamento iluminado por tochas medievais, o público é acolhido por brinquedistas e trovadores que anunciam lamentos em facécias e brincadeiras de assustar. As 12 badaladas executadas com chocalhos de boi anunciam a meia noite. Carpideiras desfiam ladainhas enquanto distribuem velas ao público que segue em procissão para o auditório, onde, totalmente no escuro, ouvem contos de assombração.
Para público adulto. Necessária prévia inscrição no telefone 5687-0408. Vagas limitadas. Traje: pijama estilizado. Participação dos grupos de Teatro e Música Vocacional da biblioteca, Ivani Magalhães, Grupo Pássaros Novos, Grupo Girasonhos, Eufra Modesto, Moreira de Acopiara, Robson Soares, Iraci Cardoso, Andréa de Sousa e João Luis do Couto.
Biblioteca Belmonte
Dia 13 a partir das 23h

Emboladores - Peneira e Sonhador
Peneira e Sonhador são referências de repentistas no país. A base do repertório é o improviso e, com muito humor, trazem a mais genuína modalidade da embolada, que consiste na arte de duplas de "cantadores" que, ao som enérgico e "batucante" do pandeiro, montam versos bastante métricos, rápidos e improvisados.
Biblioteca Raimundo de Menezes
- Dia 14 às 14h
Biblioteca Padre José de Anchieta
- Dia 15 às 14h
Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
- Dia 21 às 14h
Biblioteca Marcos Rey
- Dia 28 às 14h

Caravana do Cordel faz parada na Belmonte
A Caravana do Cordel é formada por mestres da Cultura Popular. A Caravana busca reforçar o valor itinerante da poesia popular em suas múltiplas manifestações. Viajam na caravana cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular.
Biblioteca Belmonte
- Dia 14 às 16h

Folias e Folguedos


Folias e Folguedos do Brasil - Ciclo Junino
Lançamento do livro de Inimar dos Reis. A obra apresenta informações sobre danças das festividades juninas de vários estados brasileiros, partituras e sugestões para trabalhos em sala de aula. As ilustrações em xilogravuras foram criadas e executadas pelos artistas Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina. O CD que acompanha o livro apresenta 16 faixas, dentre elas: Bendito de São João, Folia de São João, catira, fandango, coco, bumba-meu-boi, quadrilha e muito mais. O autor fará também apresentação musical.
Biblioteca Belmonte
- Dia 19 às 19h



O Causo é o Seguinte
Zé Bocca e Marcos Boi
Espetáculo de narração oral e músicas. O ator e contador de histórias, Zé Bocca, acompanhado do músico Marcos Boi e de um violeiro convidado, apresentam no repertório tradições do interior paulista. Apresentando causos, contos e poemas, o narrador conduz o público a uma viagem pela tradição oral do Estado de São Paulo e do Brasil. Personagens recorrentes desse universo, como o matuto, o tropeiro e o Diabo, habitam as histórias contadas e cantadas.
No repertório também encontram-se referências a grandes pesquisadores de cultura caipira, dentre eles Cornélio Pires, Tonico e Tinoco e Raul Torres. A parte musical fica a cargo de Marcos Boi que também lança mão de sua rabeca, violino e violão com um violeiro convidado, acompanhando as histórias narradas e interpretando páginas do cancioneiro “caipira”.
Biblioteca Hans Christian Andersen
- Dia 21 às 16h
Biblioteca Padre José de Anchieta
- Dia 22 às 11h
Biblioteca Anne Frank
- Dia 23 às 12h

III Encontro de Escritores Cordelistas
Encontro do público com os poetas cordelistas Nando Poeta e Cacá Lopes e suas construções literárias, que tem como pano de fundo o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina.
Biblioteca Belmonte
- Dia 26 às 19h

Show - Jorge Mello
Da mesma leva de artistas nordestinos como Belchior e Alceu Valença, o cantor e compositor piauiense - que fez parte do filme A Noite do Espantalho, de Sérgio Ricardo - interpreta ao violão canções suas em parceria com Tom Zé, Evaldo Gouveia e Paulo Soledade, entre outros.
Biblioteca Belmonte
- Dia 27 às 19h

JORNADA LOBSOMEM
Sangue de Boi
Com Rosana Rios e Helena Gomes
Jogo de RPG, palestra Lobisomem: as origens do mito. Folclore ou ciência?, lançamento do livro Sangue de Lobo.
Biblioteca Viriato Corrêa
- Dia 22, das 14h às 19h

EXPOSIÇÃO

Exposição dos trabalhos de Xilogravura
Produção dos alunos do Prof. Eduardo Ver, feitos durante o ano de 2009.
No saguão da Biblioteca, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h, sábados, das 9 à 15h
Biblioteca Belmonte
- De 2 a 31

Mostra da Oficina de Temática Popular Juca Pirama
Resgata e valoriza a identidade cultural utilizando elementos como o teatro, a música e o cordel. Baseada na obra de Gonçalves Dias. Participação do cordelista Moreira de Acopiara. Coordenação do diretor de teatro Eder Brito.
Biblioteca Belmonte
- Dia 11 às 19h