Truks leva artista belga para a Monteiro Lobato

“O Polichinelo dos Escritores” e “O Polichinelo das Gavetas”, interpretadas pelo ator belga Stephane Georis, serão apresentadas entre 11 e 13 de março

Share/BookmarkCompartilhe

Há algum tempo, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato vem apresentando uma programação especial direcionada a quem aprecia teatro de animação.  Neste mês, a técnica em foco é a da manipulação de objetos, presente em duas peças, “O Polichinelo dos Escritores” e “O Polichinelo das Gavetas”, ambas interpretadas pelo ator belga Stephane Georis.

A vinda do famoso bonequeiro europeu ao Brasil foi resultado de um convite feito pela Cia. Truks, grupo que mantém na Biblioteca o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação. “Stephane é um artista de rua muito bem conceituado, que tem uma maneira mágica e única de dar vida a objetos inusitados”, afirma Henrique Sitchin, coordenador da Truks.

Encenado dias 11 e 12, às 20h30, “O Polichinelo dos Escritores” é indicado ao público adulto. “Em nosso País, costumamos pensar que teatro de animação deve ser apenas direcionado ao universo infantil, mas lá fora muitos espetáculos desse tipo são montados para adultos”, diz o coordenador. Na peça, o ator-manipulador dá vida a histórias do universo shakespeariano, entre elas, novas leituras para “Romeu e Julieta”, representada por luvas animadas, e para a saga de Ricardo III, contada com um grande pedaço de maminha fatiada.    

Dirigida ao público infantojuvenil, “O Polichinelo das Gavetas” tem apresentação única dia 13, às 11h, e reúne diversos contos curtos interpretados de maneira poética, falando da realidade de forma sensível e inteligente. “As crianças adoram o fantástico, e quando elas olham diante de si um bule de café virar um elefante com uma bela tromba, por exemplo, estão exercitando a criatividade”, conta Sitchin.

Além das encenações, Georis realiza uma oficina, dia 14, das 19h às 22h, indicada para profissionais ou aspirantes da área do teatro de animação. O artista chega ao Brasil juntamente com a Compagnie des Chemins de Terre, grupo belga do qual é diretor.

Serviço: Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Centro. O Polichinelo dos Escritores. +14 anos. Dias 11 e 12, 20h30. O Polichinelo das Gavetas. Livre. Dia 13, 11h. Encontro com Stephane Georis. Dia 14, 19h. Grátis