Teatro nas Bibliotecas

Programação de agosto de 2011

Share/BookmarkCompartilhe

Teatro


Pequenas Coisas
Com Grupo Morpheus Teatro
Traz para a cena dois seres que, como deuses, conduzem personagens comuns em flashes de suas vidas cotidianas. Através de refinadas técnicas do teatro de animação, desfilam pela cena figuras minuciosamente bem construídas, bonecos assombrosamente vivos. Além do rigor estético, o espetáculo prima pelo retrato ora bem humorado, ora extremamente poético de situações da vida de cada um de nós: a infância e a solidão, a velhice, a doença e as limitações do corpo, a paternidade e a maternidade, entre outras. Para adultos.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 5 às 20h30

A morte do cachorro
Com Grupo CEFOPEA
Esquete do livro ‘’O Auto da Compadecida’’, de Ariano Suassuna, feita pelos alunos do Grupo de Teatro do CEFOPEA. +10. 30 min.

Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 6 às 15h

Luas e luas
Cia Luzes e Lendas
Através da técnica de Teatro de sombras e projeções, é contada a história de Letícia, uma princesinha que sempre recebe presentes do pai, até um dia que ela pede um presente bem diferente.

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 6 às 14h

Biblioteca Cora Coralina
Dia 14 às 11h

Biblioteca Raul Bopp
Dia 21 às 11h

CENTRO DE ESTUDOS E PRÁTICAS DO TEATRO DE ANIMAÇÃO
Coordenação: Cia. Truks
Através do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, desenvolve atividades voltadas à formação de profissionais do teatro de animação. Oferece também espetáculos para adultos e crianças, além de festivais de pequenos quadros e experiências cênicas. Completam a programação a realização de mesas redondas, palestras, discussões de projetos compartilhados, estudos e reflexões acerca deste fazer teatral.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Às segundas, às 19h30, de 1 a 29 de agosto

Albertinho, O Menino Voador
Cia. Luzes e Lendas
A peça utiliza sombras e objetos animados para contar a história de Alberto Santos Dumont. Narra a infância do menino Albertinho, que já demonstrava atração por máquinas de voar e pela leitura dos livros de Júlio Verne, suas experiências nem sempre bem sucedidas com os balões, e chega até 1906, quando os mecânicos estão trabalhando na montagem de um aeroplano muito especial: O XIV BIS. Livre.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 7 às 11h

O Senhor dos Sonhos
Cia. Truks
A bonita história do menino Lucas que, totalmente mergulhado em seus sonhos, fantasias e invenções mirabolantes, procura, sem muito sucesso, adaptar-se às regras sociais. Em momentos lúdicos e engraçados ou em outros de delicada poesia, revelam-se em cena toda a riqueza do universo infantil. O garoto, simbolizando todas as crianças, materializa o anseio destas pela liberdade de viverem os seus sonhos, com a ajuda e cumplicidade dos adultos. Livre.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 14 às 11h

4 Alas
Cia. Fernan Cardama - Espanha
4 alas é um peixe voador, diferente de todos os outros peixes voadores. Ele não se conforma em dar grandes saltos. O que ele quer é voar como as aves! Esta é a bonita e poética história de quem consegue superar obstáculos que pareceriam intransponíveis, mas que são superados graças à força do desejo. O espetáculo é encenado por Fernan Cardama, um dos principais encenadores, em nível mundial, do teatro de objetos. Livre.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 21 às 11h

Pés Descalços
Com Grupo Morpheus Teatro
Este espetáculo fala, de forma simples, da beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de idéias pré-concebidas, da força da imaginação e do ato criativo. Conta a história do encontro de um menino e uma menina tão diferentes, e da criação de um mundo que são capazes de construir, dentro de um simples tanque de areia... sem muros e com os pés descalços. Livre.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 28 às 11h


O Coronel e o Curupira
Cia. Teatro por um triz
Manipulando bonecos de luva e vara, o Núcleo de Teatro Por Um Triz conta a história da sonhadora Ritinha, que se apaixona por um pobre marinheiro e contraria as vontades de seu ambicioso pai, o coronel. Para casar a filha com um homem rico, ele resolve dar uma festa e convida todos os pretendentes. Eis que surgem personagens folclóricos como saci, cuca e curupira para ajudar a moça a escapar da roubada. +4. 50 min.

Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 6 às 16h

Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 7 às 11h

Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 7 às 16h

Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 14 às 11h

Biblioteca Mário Schenberg
Dia 18 às 14h

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 20 às 14h

Biblioteca Cora Coralina
Dia 21 às 11h

Biblioteca Belmonte
Dia 27 às 11h

Planeta Pé-de-água
Com Milton Aguiar
Com tantos desmatamentos e queimadas, toda a natureza está sofrendo. Por conta disso, as nascentes dos rios estão secando e o personagem Pé-de-água anda meio sumido. Quem nos conta toda essa história é o Eco Palhaço. +5. 80 min.

Bosque da Leitura Anhanguera
Dia 7 às 14h30

Ponto de Leitura Jardim Lapenna
Dia 11 às 15h

Shake, Shake, Baby
Cia. Prosa dos Ventos
O espetáculo é baseado em quinze canções tiradas das comédias e tragédias de Shakespeare, como Hamlet, Othello, Noite de Reis e Conto de Inverno. Com violões, bandolins, instrumentos de sopro e percussão, o grupo contextualiza as músicas dentro das peças, fazendo uma introdução ao universo shakespeareano. +3. 50 min.

Biblioteca Mário Schenberg
Dia 10 às 10h

Causos de Alexandre
Cia. Teatro por um triz
A personagem Alexandre conta seus causos, seus atos de bravura e esperteza para duas vizinhas. Uma delas escuta maravilhada, a outra desconfia das proezas de Alexandre, questionando se ele não está “aumentando um pouquinho”. O espetáculo foi escrito a partir da obra de Graciliano Ramos "Alexandre e outros heróis", mesclando recursos da contação de histórias com teatro de animação. 50 min.

Biblioteca Mário Schenberg
Dia 10 às 14h

Biblioteca Belmonte
Dia 13 às 11h

Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 28 às 16h

O Lixão
Grupo Pasárgada
Uma montanha de lixo surge em um terreno baldio, localizado entre dois prédios de apartamentos, provocado pelo desleixo dos moradores. A convivência com o lixão altera as relações pessoais, ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem alguma coisa... Livre.

Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 16 às 10h

Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 18 às 14h

Biblioteca Álvares de Azevedo*
Dia 21 às 11h
* Logo após a apresentação teatral haverá oficina de Bonecos Bolachas em Papel Machê.

Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 23 às 14h