Secretaria de Cultura anuncia conclusão da informatização do acervo das bibliotecas públicas

A partir de qualquer cadastro em qualquer biblioteca, o público pode emprestar qualquer um dos 2.520.479 livros que formam o acervo das bibliotecas públicas da cidade, que está disponível para consulta pela internet

Share/BookmarkCompartilhe

Em evento realizado na manhã de hoje, 19 de dezembro, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo anunciou a conclusão da informatização do acervo das bibliotecas públicas. Nesta segunda etapa da informatização, foram inseridos no sistema 1.555.011 volumes, que ficam disponíveis para consulta de disponibilidade pela internet, em tempo real. O acervo total informatizado é de 2.520.479 exemplares.

A consulta pela internet pode ser realizada pelo endereço http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa , a partir de qualquer computador com acesso à internet. Com este trabalho, foi possível realizar uma avaliação de item por item, ou seja, cada livro que compõe o acervo das bibliotecas públicas foi analisado e os que se encontravam desatualizados ou em mau estado de conservação sofreram baixa.

Outro grande ganho para a população a partir desta iniciativa é que, a partir de um cadastro único, qualquer pessoa pode emprestar qualquer livro do acervo de mais de 2,5 milhões de livros em qualquer biblioteca do sistema, que conta com 52 bibliotecas de bairro, a Biblioteca Mário de Andrade, segunda maior do País, 4 bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, 10 ônibus-biblioteca, uma biblioteca do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e 14 Pontos de Leitura. A rede de bibliotecas públicas de São Paulo é a maior do Brasil, o que deu caráter inédito em território nacional para esta catalogação retrospectiva, ou seja, que considerou além dos livros novos também o acervo geral das bibliotecas.