465 anos de São Paulo

2019

Essa exposição foi montada em homenagem ao aniversário de São Paulo, que é comemorado no dia 25/01.
Para entender melhor como a cidade de São Paulo é hoje, temos que olhar para o seu passado, suas origens, suas batalhas, suas personagens e suas constantes mudanças.


Os primeiros que habitaram o planalto de Piratininga foram os Tupiniquins, liderados pelo icônico chefe Tibiriçá que estabeleceu alianças com os portugueses que aportaram em São Vicente e rumaram a oeste, chegando na região de São Paulo.


Os jesuítas que aqui chegaram, liderados pelo padre Manoel da Nóbrega e pelo padre José de Anchieta, estabeleceram um acordo de permanência com Tibiriçá, auxiliados também por João Ramalho, para poder construir uma igreja e um colégio, o famoso Pateo do Collegio, para a prática da catequese.
O líder indígena foi um personagem histórico indispensável para a formação e delimitação territorial da região do Piratininga.


Com o desenvolvimento do planalto e a junção de São Paulo de Piratininga com a Vila de Santo André da Borda do Campo a região se tornou passagem e posto de reabastecimento para os exploradores e bandeirantes. O status da região se modificou somente com a expansão do mercado cafeeiro que impulsionou a economia de São Paulo e a fez expandir par além do triângulo histórico, que compreendia as principais igrejas da época, ou seja, a igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de São Bento e Igreja de São Francisco.


Podemos dizer que nossa grande metrópole foi erguida e se mostra hoje como um imponente polo econômico e cultural graças ao trabalho, sacrifício e esforço de uma gama diversa de personagens (negros, índios e imigrantes), que merecem todas as gratificações nesse dia.

Local: Seção Circulante- Av São Luis, 235

 

Foto dos expositores com diversos livros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto de folder, sobre o expositor, na cor branca com o escrito "465 anos de São Paulo"