Teatro: Punk Rock - Violência na escola

 Em novembro a Biblioteca desta vez sedia “Punk Rock”, peça do dramaturgo inglês Simon Stephens encenada pela Cia. da Memória. 
 
A peça não é recomendada para menores de 16 anos. 
 
Para escrever “Punk Rock” (2009), Simon Stephens se inspirou no massacre de Columbine, ocorrido no estado do Colorado, nos EUA, em 1999. 

Na história, sete alunos se preparam para as provas do vestibular. Em meio aos desafios da adolescência e à medida que os exames se aproximam, a ansiedade e as pressões se tornam agressividade e violência.

A narrativa critica o elitismo do ensino, a disputa entre os vestibulandos dentro das instituições escolares, o vestibular como afunilamento social e a ampla prática do bullying.

No ano em que foi escrita, 2009, a peça de Stephens recebeu duas indicações na categoria melhor peça teatral do ano pelos mais conceituados prêmios ingleses: TMA Theatre Awards e Evening Standard Theatre Awards.

Após as apresentações, Marina Nogaeva Tenório, Ondina Clais e Ruy Cortez, equipe de direção da companhia, realizam uma série de palestras para discutir alguns dos temas atravessados pela peça. 

A peça e as palestras são gratuitas. As senhas podem ser retiradas na recepção com uma hora de antecedência, no dia das apresentações. 

Confira abaixo os temas e as datas das palestras:

11.11 | 17h - O bullying e a violência nas escolas

18.11 | 17h - Panópticos e a sociedade de controle de Foucault - as câmeras de vigilâncias

25.11 | 14h - Os secundaristas e a rebelião nas escolas como potência

02.12 | 17h - Os romances de formação (Bildungsroman)

09.12 | 17h - A iniciação nos mitos