Especial: Onda Coreana na Mário

Especial
Onda Coreana na Mário

Aulas, encontros, oficina e ciclo de filmes
13 a 28 de agosto de 2024

Em parceria com o Consulado Geral da República da Coreia por meio do Centro de Educação Coreana em São Paulo (KEISP), a Mário promove em agosto atividades que terão como tema e rica a diversificada cultura sul-coreana, desde as tradicionais até as contemporâneas. Toda a programação é gratuita e presencial. Para a oficina de caligrafia, é preciso fazer a inscrição pelo link: https://forms.gle/2Bnb8ELnqL49ALcZ7

Ciclo de filmes: horror coreano
Auditório

Terça-feira, 6 de agosto, 17h
Sede de sangue
de Park Chan-Wook , 2010, 133min
Um padre é infectado com um vírus mortal e transforma-se em um vampiro após receber uma transfusão de sangue de um desconhecido.
16 anos

Terça-feira, 6 de agosto, 19h15
De repente na escuridão
de Go Yeong-nam, 1981, 95min
Uma mulher suspeita da infidelidade do marido após a chegada de uma jovem empregada com uma boneca misteriosa. Comparável a “Hanyo, a empregada" de 1960, o filme mescla terror psicológico com comentários sociais. Considerado uma obra-prima cult, foi lançado em alta definição em 2017.
16 anos

Quinta-feira, 22 de agosto, 19h
Hanyo, a empregada
de Kim Ki-young, 1960, 111min
O compositor de meia-idade Dong Sik tem uma vida atarefada com sua esposa grávida e seus dois filhos. Ele contrata uma empregada doméstica para ajudar na casa, mas a jovem estranha tem outros planos em mente quando começa a seduzir Dong Sik.
16 anos

Sexta-feira, 23 de agosto, 19h
Tudo em família
Kim Jee-Woon, 1998, 98min
Filme de terror e comédia. A história gira em torno de uma família que possui um pavilhão de caça em uma área remota, cujos clientes sempre acabam morrendo. Entre o elenco principal do filme estão Choi Min-sik e Song Kang-ho antes do estrelato.

Encontros de dança tradicional coreana
com Moon Hee Lee Kim
Terças-feiras, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de agosto, das 19h às 20h
Terraço
Imersão nas ricas e vibrantes tradições culturais da Coreia do Sul, explorando movimentos e coreografias históricas. Os participantes vivenciarão as técnicas e os significados por trás de danças clássicas coreanas.

Moon Hee Lee, 48 anos, é uma renomada artista e promotora da cultura tradicional coreana, graduada pela Escola Nacional de Artes Tradicionais Coreanas e pelo Instituto de Artes de Seul. Vice-Presidente da Associação Coreana do Brasil (2022-2023) e Diretora de Cultura da Kowin Brasil, ela é membro fundadora do grupo GAMUSEUNG e Diretora da Associação de Preservação Acadêmica de Dança Han Young-sook na Coreia do Sul. Como Diretora do Instituto Coreano de Dança Tradicional no Brasil, planejou e dirigiu o 15º, 16º e 17º Festival da Cultura Coreana. Suas apresentações culturais incluem festivais no Uruguai, Paraguai e Guatemala, além de diversas cidades brasileiras.

Palestra
Literatura coreana contemporânea

com Luis Girão
Quarta-feira, 14 de agosto, das 15 às 17h
Auditório
Palestra sobre literatura coreana contemporânea que explora obras modernas e significativas, abordando temas atuais e refletindo as mudanças sociais na Coreia.

Luis Girão é professor visitante do curso de Letras - Coreano da USP desde 2023, realizando estágio pós-doutoral pela mesma instituição desde 2022. Escreve e orienta pesquisas no campo da literatura coreana, seja infantil ou adulta, bem como no campo da tradução literária. Atua como agente e tradutor de literatura coreana pela ARA Cultural desde 2020, apresentando obras da Coreia para o mercado editorial brasileiro. É especialista, com mestrado e doutorado, na obra da autora coreana Suzy Lee, no campo da literatura infantil, tendo ministrado cursos de graduação, pós-graduação e extensão na USP, PUC-SP, UFPel e UFPB. É membro associado da International Research Society for Children's Literature (IRSCL), da Korean Literature Association (KLA) e da Korea Association of Literature for Children and Young Adults (KALCYA).

Palestra
Culinária coreana

com João Son
Quarta-feira, 14 de agosto, das 15 às 17h
Área de convivência
Aula introdutória de culinária coreana que demonstra receitas tradicionais e técnicas básicas, permitindo uma imersão nos sabores autênticos da Coreia.

João Son nasceu em Seul e mudou-se para o Brasil jovem, onde aprendeu a culinária coreana com sua mãe. Desde 2011, ele promove a culinária coreana através de cursos e eventos, como a Korea Expo 2014 e a Festa das Nações de Piracicaba. Ele lançou o livro "Hansik: 50 receitas da culinária coreana reveladas por João Son" e criou a Hansik Academy para ensinar técnicas de culinária coreana. João Son também leva a gastronomia coreana para escolas e atualmente comanda o restaurante The Han K Food, focado em fast food coreano.

Palestra
Cultura pop coreana

com Min Ho Kim
Quarta-feira, 28 de agosto, das 15 às 17h
Auditório
Aula introdutória de K-pop e K-dramas, para explorar os fenômenos culturais, tendências musicais e narrativas que conquistaram fãs no mundo todo.

Min Ho Kim, nascido em 28 de dezembro de 1993, emigrou para o Brasil aos 8 anos de idade. Graduado em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (2017-2020), possui ampla experiência como professor de língua coreana, tendo atuado em instituições como a Escola de Língua Coreana Sunkyo (2012-2018), o Centro Cultural Hallyu (2016-2019) e o Centro de Educação Coreana em São Paulo (2024-presente). Fluente em coreano, português e inglês, Min Ho é certificado com o TOPIK Nível 6 e CAE Nível C1. Além disso, trabalhou como intérprete freelancer em eventos de destaque e como analista de produção de conteúdo educacional na Vignoli Comunicação Ltda. Desde 2023, é assistente de vendas trilíngue na Eco Diagnostica. Entusiasta da cultura coreana e do K-Pop, Min Ho também apresenta o podcast "Coreano com Tio Minô" no Spotify.

Oficina
Caligrafia coreana

com Sung Ju Na
Quarta-feira, 28 de agosto, das 15 às 17h
Hemeroteca (20 vagas)
Inscrições pelo link: https://forms.gle/2Bnb8ELnqL49ALcZ7
Oficina introdutória de caligrafia, que ensina técnicas básicas e tradições do alfabeto coreano.

Sung Ju Na é um renomado diretor criativo e artista de caligrafia, com um Mestrado em Multimídia pela Universidade Hongik. Ele foi Diretor Criativo na Cheil Communications e fundou a Associação de Caligrafia Coreana no Brasil em 2007. Sung Ju Na organizou importantes eventos culturais, incluindo a Exposição de Pintura Coreana nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Membro do Conselho Consultivo Democrático da Coreia no Brasil e Vice-Presidente da 33ª Associação Coreana no Brasil, ele possui cinco exposições individuais e 25 coletivas. Atualmente, ensina caligrafia e pintura no Centro Cultural Coreano no Brasil.