Bibliófilos internacionais na Biblioteca Mário de Andrade

Foi realizado durante a semana de 24 a 28 de setembro o encontro anual da Associação Internacional de Bibliofilia – AIB, e a Biblioteca Mário de Andrade foi um dos locais escolhidos para sediar o evento. O órgão internacional, que reúne os mais importantes colecionadores e apreciadores de livros do mundo inteiro, trouxe ao país uma comitiva com aproximadamente 70 integrantes para conhecerem as preciosidades que há nos acervos de Obras Raras e Especiais do Brasil.

A AIB existe desde 1959 e esta é a primeira vez que um país da América Latina recebe um encontro do gênero.

Estiveram presentes Kim Brooker, colecionador e presidente da AIB, e Jean-Marc Chatelain, chefe do Departamento de Obras Raras da Biblioteca Nacional da França e secretário da Associação, além de Ruy Souza e Silva e Pedro Correa do Lago, representantes brasileiros e organizadores do evento entre nós.

Durante o encontro, foram visitadas várias intituições públicas de São Paulo e do Rio de Janeiro, que guardam acervos especiais, e foram realizadas palestras em inglês sobre a história do livro e aspectos sociais do Brasil, por Eduardo Giannetti da Fonseca, Valeria Gauz, Mary del Priore e Waltércio Caldas.

Desde 2011 a Biblioteca Mário de Andrade é integrante desta Associação, que tem entre seus membros a Biblioteca do Congresso dos EUA e a Biblioteca Nacional da França.