Escritora na Biblioteca: Maria Valéria Rezende

11/04, às 19h

No dia 11 de abril, a Biblioteca Mário de Andrade reinaugura a antiga série “Escritor na Biblioteca”, com a presença de autores e autoras consagradas de nossa literatura contemporânea.

Iniciamos a programação mensal com a celebrada escritora Maria Valéria Rezende, que será sabatinada pela escritora Paula Fábrio e pelo jornalista Claudiney Ferreira. Os debatedores conduzirão a conversa através da trajetória de vida e criação, processos de construção de cenários e personagens e das relações, sempre atualizadas, entre literatura e sociedade.

A série tem por objetivo promover e celebrar o encontro, neste espaço dos livros, entre autores, autoras, leitores e leitoras.

Além do debate, acontece, no dia 11, o lançamento oficial do mais novo livro da autora, Carta à Rainha Louca (Alfaguara), realizado com apoio do edital Rumos Itaú Cultural. Após a conversa haverá sessão de autógrafos.

Quando:11 de abril, às 19h
Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade - 1º andar - Rua da Consolação, 94

Sobre a autora: Maria Valéria Rezende é autora de 19 livros. Ganhou diversos prêmios entre Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura e Casa de las Américas. Vive em João Pessoa, na Paraíba.

Sobre o livro: Carta à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende: Olinda, 1789. Isabel das Santas Virgens, presa no convento do Recolhimento da Conceição, escreve à rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca. Em suas cartas, ela, tida por muitos como também lunática, conta os destemperos cometidos pelos homens da Coroa – e por aqueles que galgaram tal posto – contra mulheres, escravizados e todos os que se encontravam mais vulneráveis. Por meio dos tormentos passados por ela e por sua senhora Blandina, nossa narradora expõe o pano de fundo da colonização brasileira e da situação da mulher que ousava desafiar. Com uma pesquisa histórica ímpar e usando o vocabulário próprio do setecentos mesclado a uma linguagem moderna, Maria Valéria Rezende recria com maestria a história de duas mulheres em um período conturbado do passado brasileiro. Como promete à rainha, Isabel conta “toda a verdade sobre o que em Vosso nome se faz nestas terras e a mim me fizeram.”

“Uma revelação em nossas letras.” — Frei Betto

“Maria Valéria Rezende costura uma narrativa ao mesmo tempo sofisticada e simples, como só aos grandes escritores é dado saber.” — Luiz Ruffato

Sobre o projeto: O Escritor na Biblioteca: o Projeto "O Escritor nas Bibliotecas" foi criado no ano de 1981, pelo Departamento de Bibliotecas Públicas da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto consiste em palestras realizadas nas bibliotecas públicas de São Paulo, onde o escritor apresenta a sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores. Já passaram por aqui Ferreira Gullar, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira, Lya Luft, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiroz e Fernando Sabino.

Fonte: Livraria Travessa