Bandeira de São João: Aula espetáculo com Ronaldo Correia de Brito

13 e 14/06, às 19h

Como parte da programação do Arraial de São Paulo, a Mário apresenta, nos dias 13 e 14 de junho, às 19h, o escritor Ronaldo Correia de Brito, que dará uma aula sobre a história de São João acompanhado pelos músicos Tomás Brandão (violão e percussão), Beto Hortis (acordeão) e Adiel Luna (voz e violão)
Nossa aula espetáculo não trata apenas do São João que todos conhecemos, em sua forma tradicional regionalizada, que define um perfil junino do mundo rural e urbano brasileiro. Os elementos especificamente juninos serão lembrados: a fogueira, o balão, as adivinhas, a quadrilha, o acorda povo, a bandeira. Mas o trabalho transcende o puramente regional, dando à festa a dimensão abrangente que lhe é devida. Como todos sabem, várias simbologias religam o São João às festas pagãs do fogo e do sol. No Nordeste do Brasil, os festejos coincidem com a estação da colheita, quando a fartura do milho e de outros frutos da terra é vivida com generosidade. Louva-se com cantos, danças, casamentos e brincadeiras o santo propiciador.

São muitos os São João. O que dorme na noite de sua festa, sem poder vir à terra brincar, porque ela arderia em fogo, conforme conta a lenda. O das águas do Jordão. O São João Xangô, no sincretismo dos afrodescendentes. O que os índios aprenderam a gostar, brincando de pular fogueiras em noites de Jaci e dias de Coaraci. O que amadurece a boneca de milho em espiga. O que acorda o povo na madrugada, para um batismo de água, música e alegria. O das flores e o do bacamarte. O Batista e o do Carneirinho. Todos num só. Santo sagrado e pagão, solto no mundo com sua bandeira de dançarino, a serviço dos homens e de Deus.

Quando: 13 e 14/06, às 19h

Local: Entrada da Biblioteca, em frente à rua da Consolação, 94.