Química é vida: sabemos tomar sol?

17/08, às 10h30

A série Química É Vida volta neste semestre e pergunta: Quem não gosta de tomar um pouco de sol? Expor-se ao sol com moderação é uma atividade prazerosa e saudável. Mas também não restam dúvidas de que o excesso de sol causa problemas.

Nesta palestra ministrada pelo Prof.º Mauricio S. Baptista (IQ-USP), abordaremos os mecanismos bioquímicos que justificam a necessidade de sol, bem como, aqueles que explicam os problemas decorrentes do excesso de exposição, mesmo usando filtros solares.

Sobre o palestrante: Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Química Analítica - Marquette University, EUA (1996). Fez pós-doutoramento na UW-Madison, Escola de Farmácia EUA (1997) e foi professor visitante da Université Joseph Fourier em 2006. Atualmente é professor titular e chefe do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo. Serve como editor associado da revista Photochemical and Photobiological Sciences (Royal Society of Chemistry) e é membro do corpo editorial da revista Scientific Reports (Nature). Participa ativamente na Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular (SBBQ) e na Sociedade Brasileira de Química, sendo atualmente tesoureiro da SBBQ. Atua nos seguintes temas: dosagens quantitativas em células, membranas e interfaces, SPR, interação de proteínas com membranas, fotoquímica, fotobiologia, terapia fotodinâmica, processos redox, autofagia, mecanismos regulados de morte celular. 

Quando: 17/08, às 10h30

Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrde