Lina Meruane conversa com Mariana Sanchez e o escritor Julián Fuks

02/09, às 19h

É a literatura capaz de tornar-nos outros? Guiado por essa questão, o bate-papo entre a autora Lina Meruane, a tradutora Mariana Sanchez e o escritor Julián Fuks percorrerá identidades, ancestralidade, a herança do exílio, retornos impossíveis e suas relações com o fazer literário.

Na ocasião, a autora Lina Meruane lançará o livro "Tornar-se Palestina". Publicado originalmente em 2013 pela Literal Publishing, no México e nos Estados Unidos, trata-se de uma crônica de viagem de Lina Meruane a Israel para buscar e reapropriar as origens da sua família em áreas ocupadas. Mas além da nostalgia e da história familiar, a autora se encarrega de pensar o palestino a partir do vínculo com o presente, com “o grande paradoxo de Israel": que uma comunidade a quem foi negada, por séculos, a propriedade e o pertencimento a um lugar seguro, agora submeta o povo palestino ao mesmo mal de que foram vítimas.

Sobre a autora: Lina Meruane nasceu em Santiago do Chile e desde o ano 2000 vive nos Estados Unidos, onde ensina literatura na Universidade de Nova Iorque. Descendente de palestinos, conta que seu avô tinha ouvido falar de um vale entre as cordilheiras na América do Sul, que prometia uma vida como a vivida em Beit Jala, aldeia da Cisjordânia considerada uma das mais antigas da Palestina. Essa promessa fez do Chile o país com a maior comunidade palestina fora do mundo árabe.

Quando: 02/09, às 19h

Local: Rua da Consolação, 94