Anselmo Duarte é homenageado no Centro Cultural

O Centro Cultural São Paulo apresenta, de 25 a 30 de julho, os principais filmes do diretor Anselmo Duarte, que também atuou como roteirista e produtor. No dia 26, às 20h, Duarte participa de um debate que será precedido pela exibição de dois grandes clássicos que marcaram sua carreira: O Pagador de Promessas e Cinema Pagador. Esse último, um documentário sobre a carreira de Duarte, hoje com 86 anos, desde seu início no cinema até a premiação em Cannes.

Anselmo Duarte Bento é natural da cidade de Salto, interior paulista. Iniciou sua carreira artística como ator em 1942 e trabalhou em mais de 40 filmes. Sua estréia como diretor aconteceu em 1957, com o filme Absolutamente Certo, no qual também é roteirista e também atua.

Em 1962, dirigiu o longa-metragem O Pagador de Promessas, filme que lhe rendeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes, única concedida a um filme brasileiro, e uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro, no mesmo ano.

Baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, o longa-metragem conta a história de um homem humilde e as dificuldades encontradas por ele para pagar uma promessa feita a Iansã, orixá feminino do candomblé correspondente a Santa Bárbara na religião católica.

Em 1967, Duarte também integrou o elenco de O caso dos irmãos Naves. Marco do cinema nacional, o filme dirigido por Luiz Sérgio Person explora a temática da ditadura de Getúlio Vargas.

 

Serviço:Mostra de Cinema de Anselmo Duarte. 16 anos. Centro Cultural São Paulo. Sala Lima Barreto. De 25 a 30. Grátis. Retirar ingresso uma hora antes da sessão. Programação sujeita a alteração, favor confirmar pelo telefone 3383-3402


Programação

Dia 25, 16h.

Fazendo cinema

(Brasil, 1957, PB, 10 min). Dir.: Anselmo Duarte. Curta-metragem sobre as dificuldades em filmar em um local selvagem, durante as gravações de Arara Vermelha, filme de 1957, de Tom Payne, estrelado por Anselmo Duarte.

Um certo capitão Rodrigo

(Brasil, 1972, 106 min). Dir.: Anselmo Duarte. Com Francisco di Franco, Elsa de Castro, Newton Prado e outros. Aventureiro dos Pampas retorna da luta contra os castelhanos e se apaixona por uma mulher. Versão da obra O tempo e o vento, de Érico Veríssimo.

Dia 25, 18h.

O caso dos irmãos Naves

(Brasil, 1967, PB, 92 min). Dir.: Luiz Sérgio Person. Com John Herbert, Juca de Oliveira, Raul Cortez e Anselmo Duarte. Durante a ditadura de Getúlio Vargas, um homem desaparece levando uma grande quantia em dinheiro. Seus sócios são acusados, injustamente, de tê-lo assassinado. Anselmo Duarte interpreta o tenente que os acusa.

Dia 25, 20h.

Cinema pagador

(Brasil, 2003, 20 min). Dir.: Isabel Ribeiro e Henrique Pires. Participação: Anselmo Duarte. Narração: Hugo Dottori. Documentário sobre o ator Anselmo Duarte, desde seu início no cinema até a premiação da Palma de Ouro em Cannes pela direção de O Pagador de Promessas, em 1962.

Tico-Tico no fubá

(Brasil, 1952, PB, 100 min). Dir.: Adolfo Celi. Com Anselmo Duarte, Tônia Carrero, Ziembinski e outros. Biografia romanceada do compositor paulista Zequinha de Abreu, autor de Tico-Tico no fubá. Anselmo Duarte vive o protagonista.

Dia 26, 16h.

Veneno

(Brasil, 1952, PB, 80 min). Dir.: Gianni Pons. Com Leonora Amar, Anselmo Duarte, Paulo Autran e Ziembinski. Por achar que sua mulher o odeia, homem tem sonhos freqüentes em que se vê assassinando-a. As alucinações acabam por conduzi-lo a tomar uma medida trágica. Anselmo Duarte interpreta o protagonista.

Dia 26, 18h.

Sinhá moça

(Brasil, 1953, PB, 120 min). Dir.: Tom Payne. Com Anselmo Duarte, Eliane Lage e Ruth de Souza. No século 19, jovens paulistas lutam contra a escravidão. Anselmo Duarte interpreta Rodrigo, um desses idealistas.

Dia 26, 20h.

Debate com Anselmo Duarte

O encontro será precedido pela exibição dos filmes:

Cinema pagador

Sinopse acima.

O pagador de promessas

(Brasil, 1962, PB, 95 min). Dir.: Anselmo Duarte. Com Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio de Azevedo e Norma Bengell. Para pagar uma promessa feita a Iansã (Santa Bárbara na religião católica), homem humilde deve carregar uma cruz até o interior da igreja dedicada à santa, sendo impedido pelo pároco local que não aprova os ritos de candomblé. Baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes. O filme recebeu Palma de Ouro do Festival de Cannes e foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro, em 1962.

Dia 27, 16h.

Tico-Tico no fubá

Sinopse acima.

Dia 27, 18h.

Cinema pagador

Sinopse acima.

Veneno

Sinopse acima.

Dia 27, 20h.

Fazendo cinema

Sinopse acima.

Absolutamente certo

(Brasil, 1957, PB, 95 min). Dir.: Anselmo Duarte. Com Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Odete Lara e Aurélio Teixeira. Rapaz que tem a capacidade de memorizar a lista telefônica participa de programa de perguntas e respostas. Uma quadrilha que manipula os resultados tenta se aproveitar de sua ingenuidade. Primeiro trabalho de Anselmo Duarte como diretor.

Dia 28, 16h.

Sinhá moça

Sinopse acima.

Dia 28, 18h.

O descarte

(Brasil, 1973, 95 min). Dir.: Anselmo Duarte. Com Glória Menezes, Ronnie Von, Fernando Torres e Mauro Mendonça. Após a morte de seu marido em acidente automobilístico, mulher envolve-se com um jovem e começa a receber estranhas cartas anônimas, que parecem terem sido escritas por ela mesma. Baseado na obra literária Um crime perfeito, de Flávio Manso Vieira.

Dia 28, 20h.

Vereda da salvação

(Brasil, 1965, PB, 101 min). Dir.: Anselmo Duarte. Com Lélia Abramo, Raul Cortez, José Parisi e Esther Melinger. Grupo de camponeses busca a terra da salvação, impulsionados por um forte fanatismo religioso. Baseado em obra homônima de Jorge Andrade.

Dia 29, 16h.

Um certo capitão Rodrigo

Sinopse acima.

 

Dia 29, 18h.

Absolutamente certo

Sinopse acima.

Dia 29, 20h.

O pagador de promessas

Sinopse acima.

Dia 30, 16h.

Cinema pagador

Sinopse acima.

Já não se faz amor como antigamente

Episódio 1: Oh! Dúvida cruel. (30 min). Dir. e argumento: Anselmo Duarte. Com Anselmo Duarte, Bruno Barros, Ivete Bonfá e outros. Homem contrata um detetive para descobrir a orientação sexual de seu filho.

Dia 30, 18h.

Fazendo cinema

Sinopse acima.

Vereda da salvação

Sinopse acima.

Dia 30, 20h.

O caso dos irmãos Naves

Sinopse acima.