Teatros Distritais recebem temporada gratuita do Balé da Cidade

O Balé da Cidade de São Paulo inicia temporada em dois teatros distritais da zona sul. O Teatro João Caetano, localizado na Vila Clementino, é o primeiro a receber, ainda este mês, duas coreografias da Companhia. O Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, recebe a mesma temporada em agosto.

Constanzeé a coreografia que inaugura o programa. A obra de Mário Nascimento, apresentada em março desse ano nos palcos do Theatro Municipal, é uma homenagem a Mozart e às mulheres que o acompanhavam: mãe, mulher, irmã e amantes, que influenciaram a sua trajetória. A presença de três homens na composição da coreografia representa a loucura, o gênio e o ser humano.

Na seqüência, será apresentada Divinéia, de Jorge Garcia criada em 2001. O termo que batiza a coreografia, de aproximadamente meia hora, é originário do jargão dos presidiários da Casa de Detenção de São Paulo, e se refere a um pátio amplo, em forma de funil, onde fica a sala usada para revista corporal, que precede o acesso aos pavilhões.

O coreógrafo buscou mostrar no palco como se dá a convivência de homens que vivem encarcerados, utilizando a fusão de dança contemporânea e as várias culturas existentes no processo prisional, criando personagens de um mundo imaginário.

Serviço:Temporada Balé da Cidade nos Teatros Distritais: Constanze e Divinéia. Duração: 70 min.

· Dias 29 e 30 de Julho. Sábado, às 21h e Domingo, às 19h. Grátis

Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650. Vila Clementino. Tel.: 5573-3774 ou 5549-1744. Próximo a estação Santa Cruz do metrô.

· Dias 5 e 6 de Agosto. Sábado, às 21h e Domingo, às 19h. Grátis

Teatro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765. Santo Amaro. Tel.: 5546-0449 ou 5686-6580.

Ingressos retirados no local da apresentação, todos os dias, das 12h às 17h, até o dia do evento.

Ficha Técnica:

CONSTANZE

Criada para o Balé da Cidade de São Paulo em 2006
Concepção e coreografia: Mário Nascimento
Assistência de coreografia - Lumena Macedo e Laudnei Delgado
Desenho de luz: Mário Nascimento e Sueli Matsuzaki
Concepção de figurino: Equipe do BALE DA CIDADE e Mário Nascimento
Interpretação e confecção dos figurinos: Madalena Machado
Acessórios: Renata Cavallari
Elenco:  Carolina Franco, Dilênia Reis, Erika Ishimaru, Israel Alves, Jacqueline Gimenes, Kênia Genaro , Liris do Lago, Luciana Porta, Luciane Fontanella, Marisa Bucoff,  Melissa Soares, Paula Zonzini, Roberta Botta , Robson Lourenço, Rosa Antuña, Willy Helm
Música: Júpiter, Sinfonia 41, de W. A. Mozart e Sinfonia Lacrimosa, composição original e orquestração  de Fábio Cardia (livre adaptação da obra "Lacrimosa" de W. A .Mozart).

DIVINÉIA:

Criado para o Balé da Cidade de São Paulo em 2001Coreografia: Jorge Garcia
Assistentes de coreografia e ensaiadores: Laudinei Delgado e Lumena Macedo
Desenhos de Luz: Ari Buccione
Trilha Sonora: Colagem musical sobre temas de Suba, Banda Cordel do Fogo Encantado, DJ Dolores

Sobre o Balé da Cidade:

Em 1968, sob a direção de Johnny Franklin, nasce o Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo. Em 1974, Antonio Carlos Cardoso– ao lado de Iracity Cardoso e Marilena Ansaldi - transformou o Corpo de Baile em uma companhia de dança contemporânea, o BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO.

Com estrutura moderna e arrojada e com um repertório que incluía trilhas sonoras originais de Gilberto Gil e Tom Jobim e coreografias de Germaine Acogny, VascoWellemkamp e Ohad Naharin, foi possível ao BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO iniciar em 1996, na BIENAL DE DANÇA DE LYON, França – sua carreira internacional.

Em 1999, foi criada a Companhia 2 que a partir de 2001, sob a direção artística de Mônica Mion, onde a experimentação vem sendo a tônica de atuação da Companhia 2. Esta fase implica um novo desafio para aqueles que a compõem, e propõe maior liberdade de atuação, privilegiando o talento de cada um, através da flexibilização de papéis, trocas e construções junto a outros artistas da cena contemporânea.

Hoje o BALÉ DA CIDADE possui em seu repertório obras dos mais conceituados coreógrafos de nosso tempo: OHAD NAHARIN, ANGELIN PRELJOCAJ, GAGIK ISMAILIAN, GERMAINE ACOGNY, LUIS ARRIETA, HENRIQUE RODOVALHO, DEBORAH COLKER, JORGE GARCIA, SANDRO BORELLI e muitos outros.