Novo cinema catalão é tema de mostra no Centro Cultural São Paulo

Os principais filmes da produção contemporânea da Catalunha - região autônoma da Espanha, que possui idioma e cultura próprios – serão apresentados a partir do dia 1º de agosto, no Centro Cultural São Paulo.

Para introduzir ao público a história do cinema catalão, a mostra também oferece uma palestra sobre o tema, no dia 2, com Miguel Serra Rosana, graduado em filosofia e teologia e diretor da Associação Cultural Catalonia, parceira do Centro Cultural na realização do ciclo.

O longa-metragem Tapas, de 2005, foi escolhido para inaugurar a programação no dia 1,º às 16h e encerrá-la dia 6, às 20h15. No filme, cinco histórias distintas se entrelaçam, revelando as sensações dos personagens em relação ao mundo que habitam.

Na seqüência, a rixa histórica entre judeus e palestinos é o tema central de Seres Queridos, que trata a questão com certo humor. O casal de namorados Leni e Rafi tenta manter o relacionamento, apesar das diferenças ideológicas.

Em Juana, La Loca, o diretor Vicenta Aranda evoca a figura histórica da rainha da Espanha, que herda o trono após a morte dos pais. Com o tempo, Joana fica obcecada pelo marido que tenta declará-la louca na corte espanhola para assumir seu lugar.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – Maria Eugênia de Menezes e Giovanna Longo
Tels.: 3334-0001 R: 2010 ao 2015 ou 3224-0641
E-mail: smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

Serviço:
* Cinema catalão contemporâneo. 16 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. De 1º a 6. Grátis. Retirar ingresso uma hora antes da sessão.
* Breve história do cinema catalão, com Miguel Serra de Rosanas. Dia 2, às 20h.

Programação

Dia 1º, 16h.

Tapas

(Espanha, 2005, 100 min, falado em catalão com legendas em espanhol). Dir.: José Corbacho. Com Ángel de Andrés, Maria Galiana e outros. O bar, o mercado e o comércio são os pontos de partida para cinco histórias que acontecem em um bairro de uma grande cidade.

Dia 1º, 18h.

Seres queridos

(Espanha/Reino Unido/Portugal/Argentina, 2004, 89 min, falado em espanhol com legendas em inglês). Dir.: Teresa de Pelegri e Dominic Harari. Com Norma Aleandro, Guillermo Toledo e outros. Muitas confusões ocorrem quando uma jovem judia apresenta seu namorado palestino para a família.

Dia 1º, 20h.

La ciudad de los prodígios

(Espanha/França/Portugal, 1999, 140 min, falado em espanhol com legendas em inglês). Dir.: Mario Camus. Com Emma Suárez, Olivier Martinez e outros. Jovem ambicioso chega a Barcelona em busca de fortuna. Consegue o que procura com a ajuda de uma anarquista e decide vingar-se de quem o atrapalhou.

Dia 2, 16h.

La camarera del Titanic

(França/Itália/Alemanha/Espanha, 1997, 96 min, falado e legendado em espanhol). Dir.: Bigas Luna. Com Olivier Martinez, Romane Bohringer e outros. Operário recebe como prêmio o direito de assistir a partida do Titanic. Conhece, casualmente, a camareira do transatlântico, que desaparece, deixando somente uma foto de lembrança.

Dia 2, 18h.

En la ciudad

(Espanha, 2003, 110 min, falado em catalão com legendas em espanhol). Dir.: Cesc Gay. Com Eduard Fernández, Mónica López e outros. Grupo de amigos de Barcelona revela suas alegrias, tristezas e segredos.

Dia 2, 20h.

Palestra: Breve história do cinema catalão

Com Miguel Serra de Rosanas (graduado em filosofia e teologia, é diretor cultural da Associação Cultural Catalonia).

Juana la loca

(Espanha/Itália/Portugal, 2001, 117 min, falado em espanhol com legendas em inglês). Dir.: Vicente Aranda. Pilar López de Ayala, Daniele Liotti e outros. Com a morte de sua mãe, Isabel a Católica, e de seus irmãos, Juana torna-se herdeira da coroa de Aragão. Esses acontecimentos terão conseqüências tanto na vida política como pessoal da futura rainha.

Dia 3, 16h.

Seres queridos
Sinopse acima.

Krámpack

(Espanha, 2000, 90 min, falado e legendado em espanhol). Dir.: Cesc Gay. Com Fernando Ramallo, Jordi Vilches e outros. Dois adolescentes burlam a vigilância de uma assistente e de uma professora para aproveitar ao máximo a liberdade adquirida durante as férias de verão, enquanto os pais viajam.

Dia 3, 19h.

Tapas
Sinopse acima.

Dia 3, 20h45.

La ciudad de los prodígios
Sinopse acima.

Dia 4, 16h.

Juana la loca
Sinopse acima.

Dia 4, 18h.

En la ciudad
Sinopse acima.

Dia 4, 20h.

La camarera del Titanic
Sinopse acima.

Dia 5, 16h.

En la ciudad
Sinopse acima.

Dia 5, 18h.

Juana la loca
Sinopse acima.

Dia 5, 20h.

Seres queridos
Krámpack
Sinopses acima.

Dia 6, 16h.

La ciudad de los prodígios
Sinopse acima.

Dia 6, 18h30.

La camarera del Titanic
Sinopse acima.

Dia 6, 20h15.

Tapas
Sinopse acima.