Máquina Zaratustra leva Nietzsche ao palco do Teatro João Caetano

A programação do Teatro João Caetano recebe, a partir do dia 11, a estréia do espetáculo Máquina Zaratustra, inspirado na vida e obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, um dos mais influentes da era moderna.

O livro Assim falou Zaratustra, cujo personagem principal o título do espetáculo faz referência, foi iniciado por Nietzsche em 1885 e concluído anos depois. O espetáculo, entretanto, não aborda exclusivamente a saga da personagem.

O grupo Taanteatro Cia define o espetáculo como uma apresentação que mescla teatro e dança, fazendo uso de recursos multimídia para auxiliar a montagem. No palco, 14 bailarinos encenam o espetáculo que é o carro-chefe da Mostra Taanteatro 15 anos, sintetizando os sete anos que o grupo dedicou à pesquisa em busca da integração de linguagens artísticas e a relação entre filosofia e arte dramática.

A personagem da obra-prima de Nietzsche é autor do aforismo: “Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós!”. Zaratustra nutria a perspectiva de um mundo sem Deus, no qual o homem teria que arcar com as conseqüências morais de uma realidade inflexível, sem a possibilidade do perdão.

Na peça, que fica em cartaz até outubro deste ano, o personagem é reinventado, atendendo a necessidades contemporâneas, buscando também inspiração em personagens de referência do filósofo e outros pensadores.

A programação da Mostra Taanteatro 15 anos conta também com outros dois espetáculos: !Arará! Histórias que os ossos cantam e FeiFei e a origem do amor, esta última indicada para crianças. Ambos estréiam em setembro.

Serviço: Máquina Zaratustra. Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650. - Vila Clementino, zona Sul – Tel.: 5573-3774 e 5549-1744. Próximo à estação Santa Cruz do metrô. De 11/08 à 29/10. R$ 10. Em agosto:  Sex., sáb. e dom., às 20h. Em Setembro e Outubro: Sáb. e dom., às 20h.